COMO LIDAR COM A CONCORRÊNCIA

5075 palavras 21 páginas
COMO LIDAR COM A CONCORRÊNCIA
“As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.” (KOTLER, 2000, p.239)

NOTA MINHA: Segundo Kotler (2000), onde cita Michael Porter sobre as “cinco forças que determinam a atratividade intrínseca de novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores.” Apresenta analíticamente:

1- “Ameaça de rivalidade intensa no segmento: um segmento não é atraente se já possui concorrentes poderosos, agressivos ou em grande número. É ainda menos atraente se for estável ou estiver em declínio, se os acréscimos à capacidade produtiva ocorrerem em grande incrementos, se os custos fixos forem altos, se as barreiras à sida forem grandes ou se os concorrentes possuírem grande interesse em permanecer nesse segmento. Essas condições levarão a freqüentes guerras de preço, batalhas no campo da propaganda e lançamento de novos produtos – o que tornará a competição onerosa.” (KOTLER, 2000, p.240)

2- “Ameaça de novos concorrentes; a atratividade de um segmento varia conforme se configuram as barreiras à entrada são grandes e as barreiras à saída desse segmento. O segmento mais atraente é aquele em que as barreira à entrada são grande e as barreira à saída são pequenas. Poucas empresas novas conseguem entrar no setor e as empresas de fraco desempenho saem dele facilmente. Quando tanto as barreiras à entrada quanto as barreiras à saída são grandes, o potencial de lucro é elevado, mas as empresas enfrentam riscos maiores, uma vez que as empresas de desempenho insatisfatório permanecem no setor e continuam na luta. Quando tanto as barreiras à entrada quanto as barreiras à saída são pequenas, as empresas entram e saem do setor facilmente e os retornos são estáveis e baixos. O pior caso é quando as barreiras à entrada são pequenas e as barreiras à saída são grandes. Nesse caso, as empresa entram nos períodos bons, mas acham difícil sair nos períodos difíceis. O resultado é capacidade excessiva e

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas