Como lidar com conflitos na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HELTON MENDES DE PAIVA – RA: 1077601

Supervisão e Inspeção

















GESTORES EDUCACIONAIS: ARTICULADORES DE CONFLITOS



Orientadora: Prof.ª Elisa Helena Meleti Reis





Centro Universitário Claretiano












PASSOS
2011
GESTORES EDUCACIONAIS: ARTICULADORES DE CONFLITOS



Resumo:INTRODUÇÃO



A escola é um espaço cultural onde se encontram diversos atores sociais: professor/ professor, professor/aprendiz, professor/comunidade escolar. Em um ambiente com tanta multiplicidade de costumes e atividades é comum que haja conflitos, afinal nem sempre todos que participam tem os mesmos pensamentos e ideias. Em meio a essa situação, cabeaos gestores educacionais, em especial o supervisor escolar ser um articulador de conflitos. Porém essa tarefa nem sempre é a mais fácil e lidar com vidas não é fácil.

Os conflitos que ocorrem no âmbito escolar, reflexos do que os trabalhadores vivem nas relações de produção, nas relações sociais e nas lutas de classe, são um dos maiores desafios que os gestores enfrentam na sua prática.Hoje em dia, eles vêm aumentando cada vez mais e sua amplitude de ações também. Talvez a liberdade, nos concedida pela democracia seja aliada. Também as legislações que estão tirando a autonomia de pais e professores para educar seus filhos, futuros profissionais responsáveis pelo nosso país. Perante fatos como esse, perguntas surgem: como lidar com essa situação? Qual procedimento deve ser adotadopara resolver a situação da melhor forma possível?
Bons gestores educacionais devem procurar fazer a integração entre os profissionais em três dimensões: política, pedagógica e administrativa. É necessário criar condições que favorecem o aprimoramento tanto pessoal quanto institucional. O gestor precisa desenvolver competências para enfrentar esses desafios. Quais atitudes e comportamentosfavorecem as relações interpessoais?
O supervisor escolar é um dos responsáveis pelo planejamento, organização e execução da proposta pedagógica da escola. Além de dar conta das questões burocráticas e legais precisa contribuir com a formação dos professores em serviço e com sua qualificação. Este profissional precisa ser acima de tudo uma liderança educacional, defende Rolla (2006), saberadministrar em conjunto. Buscando respostas para determinadas situações que colocam em questão os saberes que já se conhece. Como a atuação do Supervisor pode contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos professores?
Em meio a tantas perguntas e respostas, esse estudo buscará indicar alternativas e dicas que auxiliem os gestores educacionais a tomarem decisões e atitudes corretasperante a resolução dos conflitos interpessoais ocorridos no âmbito escolar.
Pode-se observar que muitos não sabem como lidar com conflitos e diversas vezes os conflitos só prejudicam o trabalho dos agentes educacionais. Hoje são necessárias atitudes que façam a diferença e que resgatem os valores sociais perdidos nas relações interpessoais.
“Ao privilegiar as relações interpessoais nocotidiano escolar estamos evitando que conflitos se transformem em violência física e agressão e sejam trabalhados de forma positiva, propiciando um clima de respeito pelas diferenças, colaboração e compreensão entre os envolvidos.” (ABREU, 2006, p.81)
O trabalho será baseado em pesquisas sobre livros e artigos, textos da web e experiências vivenciadas por profissionais da Educação na atualidadee também em cursos que o Autor participou sobre o assunto. Após a coleta dos dados, será feita a análise e seleção dos conteúdos mais pertinentes sobre o assunto e posteriormente será feita a escrita e do artigo científico.
As relações interpessoais já existem desde que houve o primeiro contato entre duas pessoas em nosso planeta. Porém os estudos sobre essa área em especial na educação são...
tracking img