Como implantar a escola dominical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como implantar a Escola Dominical
Se sua igreja deseja crescer, use as leis de crescimento da ED

A Escola Dominical é parte integrante da igreja. Não é uma organização independente, é a própria igreja ensinando a Palavra de Deus. Por isto, deve estar subordinada em tudo à igreja e ser sustentada por ela.
Jesus, ao estabelecer a Igreja, deu-lhe a tarefa de representá-lo no mundo. Ele foimuito claro naquilo que a Igreja deve fazer. “Fazei discípulos de todas nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”,
Mt 28.19-20.
O sucesso de uma igreja é evidente quando seu pastor reconhece que o melhor lugar para ensinar a parte básicada vida cristã, tanto para o crente como para o não crente, é a Escola Dominical.

Investimento
Se sua igreja deseja crescer, use as leis de crescimento da ED. Invista na criança. Comece com o Departamento Infantil. Essa é a idade propícia para a aprendizagem.
“Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te desalentes, pois o Senhor Deus, meu Deus, é contigo... para toda boaobra para o serviço da casa do Senhor... também os chefes e todo o povo estarão inteiramente às tuas ordens”, 1Cr 28.19-21.

A Escola Dominical
e seus objetivos

Toda escola tem necessidade de estabelecer a organização que lhe convém, a fim de alcançar o objetivo
desejado.

Alcançar o povo - Este é o primeiro passo. Procure matricular todos os membros da igreja e seus filhos. Organize edesenvolva um trabalho de visitação, não somente aos crentes, mas a todos os vizinhos de sua igreja. Incentive o trabalho de testemunho pessoal. Explique aos novos decididos a importância do ensino da Palavra na ED.

Ensinar ao povo a Palavra de Deus - A Bíblia é o livro-texto da ED e, por isso, deve ocupar o centro do ensino. Devem ser observados a natureza, o conteúdo e o propósito da revelaçãobíblica. Através da ED, a Igreja planta a Palavra de Deus na mente do aluno (Mt 13.1-9,18-23).

Ganhar os perdidos - Onde quer que uma ED tenha sido implantada adequadamente, pessoas não salvas têm sido alcançadas. Havendo alunos não crentes na classe, torna-se necessário o professor criar, através do ensino da lição, uma oportunidade de convidar as pessoas para aceitarem a salvação em CristoJesus.
A Escola Dominical foi criada e funciona com o propósito de ganhar almas. Ela é, também, uma agência
de evangelismo da igreja. Por isso,
seu programa é preparado para contribuir direta e continuamente para evangelizar.

Desenvolver talentos - A igreja precisa prover a maturidade do novo e inexperiente crente e aperfeiçoar os membros através de estudos, atividades e responsabilidades naigreja ou nas organizações da mesma.
Estrutura da Escola Dominical
Devido ao amplo propósito da ED (evangelizar, doutrinar e treinar), torna-se necessário uma estrutura que funcione como “coluna vertebral” para que alcance sua clientela em toda sua abrangência (faixa etária, diversificação cultural e sexo). Deve ainda ser adequada aos recursos, disponibilidades físicas, humanas, econômicas etc.Organograma

Diretoria

Pastor - Sendo o líder responsável e o real dirigente, precisa conhecer a organização e administração da Escola Dominical. A ele cabe o direito de escolher ou indicar pessoas para os vários cargos da Escola e preparar professores para o ensino bíblico. Ele é o principal professor da igreja,
cabendo-lhe ensinar e doutrinar os professores e oficiais da Escola.
Seuministério de ensinar é obrigatório e não optativo (1Tm 3.2 e Cl 1.28).
O professor deve participar das reuniões da Escola Dominical em sua igreja. Se for possível, de acordo com as circunstâncias, também ensinar uma classe como a dos oficiais.
Superintendente - É responsável diante da igreja pela programação, execução e avaliação do trabalho previsto no plano de ensino bíblico. Nas escolas...
tracking img