Como gelar a cerveja em poucos minutos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como gelar a cerveja em poucos minutos
09 de agosto de 2012

Em datas comemorativas ou reuniões com amigos e família, é muito comum esperar para que ascervejas ou refrigerantes esfriem. Na geladeira esse processo pode demorar até algumas horas, especialmente quando ela é aberta diversas vezes. Com uma misturasimples, é possível gelar as bebidas com rapidez e praticidade.

A dica é misturar um saco de gelo, meio quilo de sal e meio litro de álcool dentro de uma caixade isopor. Após, é apenas mergulhar as latinhas, garantindo que estejam totalmente em contato com a combinação, e esperar cerca de três minutos.

O sal édissolvido com facilidade na água, reduzindo o seu ponto de resfriamento. A água pura congela em temperaturas muito próximas de 0º, já a mistura de água com sal,precisa de uma temperatura menor para o congelamento. Ao colocar sal no gelo, parte dos cubos derrete, e assim, o calor é roubado durante a troca de estado físico,esfriando a mistura como um todo.

Além disso, o sal quando derretido causa uma reação endotérmica, reduzindo ainda mais a temperatura. O papel do álcool ésemelhante. Ele derrete o gelo, “rouba” o calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o salperde um pouco do efeito.

Como as latinhas são de alumínio, que é um bom condutor de calor, em três minutos elas encontram o equilíbrio térmico. A temperaturada mistura fica abaixo de zero, por isso o ideal é seguir sempre os três minutos, para atingir a temperatura ideal sem correr o risco de congelar as bebidas.
tracking img