Como funciona o mercado internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO FUNCIONA O MERCADO INTERNACIONAL







Neste mundo globalizado, onde a agilidade em transmissão de dados e produtos deve ser tratada com uma significativa atenção, não existe maisdependência de países para compra de algum tipo de produto ou serviço, o mundo se tornou aberto para quem busca os melhores negócios. As estratégias a serem tomadas pelas organizações devem sempremirar o mundo e não apenas o patriotismo.

Os grandes pilares da economia mundial, países desenvolvidos, são basicamente fontes produtoras de produtos e serviços com alta tecnologia, e produtosindustrializados com um padrão elevado de qualidade comparando com os países emergentes. Os países emergentes por sua vez, têm a característica de não terem a tecnologia, porém, na maioria das vezesproduzem os produtos primários para países com uma melhor situação econômica. Podemos dizer que temos um ciclo no mundo onde a as commodities saem de um lugar x para ser trabalhado em um lugar y e servendido para quem pagar mais, basicamente essa é a teoria das relações comerciais no mundo. A fidelização não é tão praticada como antigamente.

Um método bastante utilizado nos países são osblocos econômicos, estes que por sua vez tendem a agregar um grupo de países com um objetivo comum, tendo a finalidade de desenvolvimento de suas economias por meios de quebrar as barreiras comerciaise reduzir as barreiras alfandegárias. Podemos dar um exemplo de sucesso mundial o UE, que é oriunda das forças do Reino Unido, Alemanha, França, etc. A maioria das nações do EU, adotaram utilizar umamoeda única para facilitar algumas transações como: maior possibilidade de escolha de preços mais estáveis para consumidores e cidadãos, mercados financeiros mais integrados entre outras. O objetivoprincipal da UE foi se juntarem para concorrer com a pesada economia dos Estados Unidos.

Não é apenas na Europa que existem estes blocos econômicos na América do Norte temos a (Nafta), na...
tracking img