Como funciona a luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maneiras de pensar sobre a luz

Você provavelmente já ouviu duas formas diferentes de se falar sobre a luz:

*existe a teoria da "partícula", expressa em parte pela palavra fóton;
*existe ateoria da "onda", expressa pelo termo onda de luz.
Na Grécia antiga, as pessoas pensavam que a luz fosse uma corrente de partículas minúsculas e, além disso, que a luz viajava em linhas retas erebatia num espelho assim como uma bola rebate numa parede. Ninguém tinha realmente visto partículas de luz, mas até hoje é fácil explicar o porquê desta teoria. As partículas podiam ser muito pequenas ouse moviam muito rapidamente para serem vistas ou, talvez, para que os nossos olhos vissem através delas.

A idéia de onda de luz veio de Christian Huygens, que propôs no final do século XVII que aluz atuava como uma onda em vez de uma corrente de partículas. Em 1807, Thomas Young retomou a teoria de Huygens, mostrando que quando a luz passa por uma abertura bem estreita, ela consegue se espalhare interferir na luz que estiver passando por outra abertura. Young iluminou uma fenda bastante estreita e o que ele viu foi uma brilhante barra de luz que correspondia à fenda, mas ele não viu sóisto. Ele também notou luz adicional, não tão brilhante, ao redor da barra. Se a luz fosse uma corrente de partículas, esta luz adicional não estaria ali. Esta experiência sugeriu que a luz se espalhavacomo uma onda. Na verdade, um raio de luz sempre irradia para fora.

Albert Einstein avançou ainda mais na teoria da luz em 1905. Ele refletiu sobre o efeito fotoelétrico, no qual a luz ultravioletaatinge uma superfície e faz com que elétrons sejam emitidos da superfície. A explicação de Einstein foi a de que a luz era feita de uma corrente de pacotes de energia chamados fótons.

Os físicosmodernos acreditam que a luz pode se comportar tanto como partícula quanto como onda, mas também reconhecem que esta visão é uma explicação simplista de algo mais complexo. Neste artigo falaremos da...
tracking img