Como fazer uma resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A resenha DESCRITIVA, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa e exaustiva, já que são infinitas as propriedades e circunstâncias que envolvem o objeto descrito. Oresenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto é, apenas aquilo que é funcional em vista de uma intenção previamente definida.
Imaginemos duas resenhasdistintas sobre um mesmo objeto: o treinamento dos atletas para uma copa mundial de futebol. Uma resenha destina-se aos leitores de uma coluna esportiva de um jornal; outra, ao departamento médico queintegra a comissão de treinamento. O jornalista, na sua resenha, vai relatar que um certo atleta durante o treino marcou um gol olímpico, fez duas coloridas jogadas de calcanhar, encantou a platéiapresente e deu vários autógrafos. Estes dados são simplesmente desprezíveis na resenha destinada ao departamento médico. Com efeito, a importância do que se vai relatar em uma resenha depende dafinalidade a que ela se presta.
Em uma resenha de livros para o grande público leitor de jornal, não há o menor sentido de descrever-se, com pormenores, os custos de cada etapa de produção do livro, opercentual de direito autoral que caberá ao escritor, e assim por diante.
A resenha pode ser puramente descritiva, isto é, sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada deapreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.
A resenha descritiva consta de duas partes:
1. Uma parte descritiva em que se dão informações sobre o texto:
- nomedo autor (ou dos autores);
- título completo e exato da obra (ou do artigo);
- cidade onde a obra foi publicada, nome da editora e, se for o caso, da coleção de que faz parte a obra;
- data dapublicação;
- número de volumes e páginas.
Pode-se fazer, nesta parte, uma descrição sumária da estrutura da obra (divisão em capítulos, assunto dos capítulos, índices etc.). No caso de uma obra...
tracking img