Como fazer uma pesquisa bibliográfica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 104 (25973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Rua 743, nº 2043 – Cristo Rei Cep:78.995-000 Vilhena-RO.
( (69) 3322-5114 Ramal 26
Home Page: www.iesavilhe.edu.br

COMO FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

João Carlos Sinott Balbi

Vilhena/RO
2009

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende ser uma contribuição, modesta é verdade, aos acadêmicos que, iniciando suas atividadesde pesquisadores com o trabalho de Conclusão de Curso, pretendem executar uma pesquisa monográfica utilizando o método bibliográfico.
Vários acadêmicos buscam este método, quer por não terem tempo disponível para a pesquisa experimental, quer por sua graduação facultar este tipo de pesquisa. Outros há, entretanto, que optam por esta modalidade, por julgar mais fácil de ser executada. Ledoengano, entretanto. A pesquisa bibliográfica, por utilizar conceitos e idéias de vários autores, renomados ou não, na busca de uma reposta ao problema estudado, cria enormes possibilidades de análise e de síntese, com uma elaboração mental de deduções, conceitos, contradições e assertivas que devem ser lapidadas, selecionadas, buriladas na sua exata medida, a fim de estabelecer conclusões queaproximem da verdade desejada à solução do problema, o que torna o trabalho uma “garimpagem” demorada e de uma elaboração mental extenuante. Entretanto, é bom que se diga que, mesmo nas diversas modalidades empregadas no trabalho técnico científico, a pesquisa bibliográfica é imprescindível, haja vista a necessidade da formação da revisão teórica e da formulação da teoria de base.
Para finsdidáticos, procurou-se dividir o presente trabalho em tres partes: a primeira parte procura explicar o que é pesquisa bibliográfica e suas fases; a segunda se detém nos meandros da escolha do tema; a segunda, como definir o problema; a terceira, exemplos de fichamento utilizados na elaboração da monografia constante do apêndice.
Espera-se que este trabalho possa esclarecer os acadêmicos eservir de orientação para seus Trabalhos de Conclusão de Curso e outros, onde predomine a pesquisa bibliográfica.

1 A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
A partir do interesse inicial por um determinado tema de pesquisa, temos de identificar, particularizar e demarcar um problema associado a este tema. A partir daí, procuramos chegar a uma explicação ou solução provisória para este problema, por meio daelaboração e teste de hipóteses de trabalho (conjeturas ou previsões), através de abordagens experimentais ou descritivas. Este processo recebe o nome de pesquisa ou investigação científica e seu produto final é, ou deveria ser, um trabalho científico. Estes trabalhos podem assumir formatos diversos, como artigos, teses, monografias, relatórios técnicos, resumos curtos ou expandidos, etc. Éessencial que saibamos reconhecer as diferenças entre estes documentos científicos, para que melhor possamos recuperar e valorizar as informações que eles contêm.
O levantamento destas informações é um primeiro passo para conhecermos melhor qualquer assunto que nos interessa, sejamos simples curiosos ou experimentados cientistas. Como leigos, podemos nos dar ao luxo de conduzir nossoslevantamentos sem qualquer rigor ou método. Como cientistas, isto não é possível, porque só quem conhece bem é capaz de identificar bons problemas e elaborar boas hipóteses de trabalho. Neste sentido, a partir do momento com que nos defrontamos com uma temática de pesquisa, é essencial que procuremos recuperar e dominar, da melhor maneira possível, o conhecimento existente sobre este assunto. Para isto, énecessário que recuperemos as informações disponíveis, geradas anteriormente por outros cientistas.
O levantamento bibliográfico consiste basicamente na recuperação dos dados impressos (“de papel”) ou dos arquivos eletrônicos (“bits de informação”). Tais dados podem ser obtidos tanto em bibliotecas físicas ou virtuais, como é o caso da própria Internet, com suas listas de discussão,...
tracking img