Como fazer uma pesquisa bibliográfica

[pic]CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Rua 743, nº 2043 – Cristo Rei Cep:78.995-000 Vilhena-RO.
( (69) 3322-5114 Ramal 26
Home Page: www.iesavilhe.edu.br

COMO FAZER UMA PESQUISABIBLIOGRÁFICA

João Carlos Sinott Balbi

Vilhena/RO
2009

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende ser uma contribuição, modesta é verdade, aos acadêmicos que, iniciando suas atividadesde pesquisadores com o trabalho de Conclusão de Curso, pretendem executar uma pesquisa monográfica utilizando o método bibliográfico.
Vários acadêmicos buscam este método, quer por não teremtempo disponível para a pesquisa experimental, quer por sua graduação facultar este tipo de pesquisa. Outros há, entretanto, que optam por esta modalidade, por julgar mais fácil de ser executada. Ledoengano, entretanto. A pesquisa bibliográfica, por utilizar conceitos e idéias de vários autores, renomados ou não, na busca de uma reposta ao problema estudado, cria enormes possibilidades de análise ede síntese, com uma elaboração mental de deduções, conceitos, contradições e assertivas que devem ser lapidadas, selecionadas, buriladas na sua exata medida, a fim de estabelecer conclusões queaproximem da verdade desejada à solução do problema, o que torna o trabalho uma “garimpagem” demorada e de uma elaboração mental extenuante. Entretanto, é bom que se diga que, mesmo nas diversasmodalidades empregadas no trabalho técnico científico, a pesquisa bibliográfica é imprescindível, haja vista a necessidade da formação da revisão teórica e da formulação da teoria de base.
Para finsdidáticos, procurou-se dividir o presente trabalho em tres partes: a primeira parte procura explicar o que é pesquisa bibliográfica e suas fases; a segunda se detém nos meandros da escolha do tema; asegunda, como definir o problema; a terceira, exemplos de fichamento utilizados na elaboração da monografia constante do apêndice.
Espera-se que este trabalho possa esclarecer os acadêmicos e...