Como fazer um resumo de forma correta

RESUMO
Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Em um resumo você vai colocar com poucas palavras as idéias que o autordesenvolveu ao longo de um texto. Um resumo permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações, tornado mais fácil de entender, pois saberá encontrar numtexto as idéias mais importantes.
Um resumo deve ser:
- Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor,detalhes e dados secundários.
- Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto.
- Logicamenteestruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéiasdevem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.
Existem vários tipos de resumo. Antesde fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: oresumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).
Resumo Indicativo
Indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dadosqualitativos, quantitativos, etc.
Resumo Informativo
Informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a conveniência da leitura do textointeiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
Resumo crítico (resenha)
Resumo redigido por especialistas com análise interpretativa de um documento.
tracking img