Como fazer um filme simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO FAZER UM FILME SIMPLES

ATENÇÃO!!! Estas dicas são para quem nunca produziu um filme, e não tenham conhecimento de suas etapas. Pois são de explicações simples.

1°Etapa - Criação do roteiro
O autor criará uma história baseando-se no tempo de duração, seja ela: curta ou longa metragem. O texto deve conter: falas, personagens com características individuais, e descrição de como as cenasvão acontecer
Dicas de como criar um roteiro: Em primeiro lugar você precisa saber do que se trata a história, já tendo esses quesitos comece em sua mente a inventar personagens, locais, trama, acontecimentos... Importante que você é que você comece a criar o roteiro conforme seus recursos disponíveis, não vá criar uma grande produção se você não conseguirá filmar, e também porque será tempoperdido e nem vender o roteiro você poderá, pois as grandes produtoras de cinema, se interessaram por roteiristas famosos, lembra você ainda é anônimo; seus filmes por mais simples que forem, terão grandes chances de alavancar sua carreia de cineasta, basta você ser criativo original "Não Cópie". Outra dica do roteiro é você separa-lo por cenas e outra peça importante é você antes de escrever falas,descrever o local posicionamento de atores, cenario, objetos...etc.

2°Etapa - Levantamento de custos (orçamento)
Você deve fazer um pré-custo com as filmagens como: transportes de integrantes e equipamentos, figurino, divulgação, cachês, contratação de algum serviço terceirizado, energia elétrica comunicação... Obs: este levantamento que o diretor fará será 100% de acordo com roteiro. Crie umofício de "Pedido de Patrocinio" não especificando o valor deixando em branco , para empresário definir quanto vai patrocinar, não esqueça de incluir no ofício de como o empresário vai agir publicitáriamente na sua produção seja nos créditos ou por banner... Imagine que você fez uns 40 ofícios e distribuiiu pelo empresáriado de sua cidade, dos 40 envios 20% te patrocinaram. Seu filme já deu o 2passo!!
Dica: Vá até um meio de comunicação: rádio, tv, ou jornal e peça uma entrevista pedindo um auxilio da comunidade com seu filme, emprestando ou doando a seu acervo algum figurino (roupas usadas), empréstimo de local...Concluído este segundo passo fundamental, que é o orçamento você já pode passar adiante, porque filme amador também precisa de recursos.

3°Etapa - Escolha do elenco
Ao fazeros testes com os concorretes é importante que haja conciliação com o personagem e ator terem alguma caracterista física, como pro exemplo, o que não pode acontecer é: o personagem ser um machista e o ator ter uma carinha de anjo ou o personagem ser um lutador e o personagem ser um "magricela". O segundo objetivo dos testes é analisar bem a capacidade de interpretação dos atores, em que eles(as)aparentam ser iguais aos personagens quando os interpretão.
Dica: Antes de começar os testes selecione quem é apto para respectivo personagem, e de um dia para ensaiar em casa, pois existem vários atores ótimos que precisam de um tempo mais longo para ensaiar e te surpreender. Diga aos concorretentes que no dia do teste esqueçam suas identidade, para serem o personagem e que você estará analisandoa capacidade de cada um.
4°Etapa - Agendamento de locais
Ao conseguir os locais os locais para as gravações pelos meios de comunicação, você agende com o proprietário em seu caderno: dia, local, data e hora com o dono, se possível peça uma autorização por escrito a ele para que não haja possibilidade, que no dia da gravação o local não esteja disponível por falta de informação ou autorização. Ésempre bom você mesmo ir falar com o dono e aproveite para analisar o local para certificar-se de que será ótimo para filmagem. Obs: Se a gravação ocorrer em via pública obstruindo o trafego de veículos, você terá de conseguir uma autorização num órgão público responsável pela aquela área.

5°Etapa - Equipamentos cinematográficos
Faça um levantamento de todos os equipamentos que possui e...
tracking img