Como fazer monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS FORMADORES DE COESÃO E COERÊNCIA EM TEXTOS DISSERTATIVOS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Lilian Oliveira

Resumo: A linguística textual tem o texto como seu principal objeto de estudo. Por sua vez, o texto traz consigo elementos essenciais para a sua formação, entre eles destacam-se a coesão e a coerência que são os pontos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa.Um texto coeso implica no correto uso de fatores responsáveis pelo entrelaçamento das unidades na estrutura textual. Isso permite a sua continuidade tanto no campo lexical quanto no campo semântico, estabelecendo, assim, a coerência. Diante dessas duas características textuais, o presente trabalho traz a análise de dissertações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, futuros candidatos aosvestibulares, como forma de verificação da capacidade que possuem em promover a coesão e a coerência nas suas produções escritas.

Palavras- chaves: Texto. Coesão. Coerência. Produção textual.

INTRODUÇÃO

Esse texto não tem coerência! Falta coesão neste texto! Quem nunca ouviu frases desse tipo em variados ambientes? Com certeza, estamos diante de dois pontos relevantes quando o assunto é aprodução textual.
O texto, por muito tempo, foi considerado apenas um aglomerado de frases que por sua vez, eram estudadas à parte de toda a estrutura textual. Porém, com o surgimento da Linguística Textual, o texto passa a ser encarado como uma unidade acabada em sentido. A partir de então, o estudo do texto leva em consideração toda a estrutura, cada frase ligada uma a outra, estabelecendosentido para aquilo que lemos e, assim, surgem dois conceitos fundamentais para a construção de um texto e seu sentido: a coesão e a coerência. Falar em coesão e coerência é falar dos fatores que tecem o texto. Fatores estes essenciais para que ele seja considerado como tal e não um aglomerado de frases soltas sem sentido. São fatores que, juntos com outras características textuais, criam uma relaçãoentre si.
A produção de texto em sala de aula desperta o interesse de diversos pesquisadores, estudiosos do assunto, professores; e, nos últimos anos, uma série de trabalhos descreve como os futuros candidatos aos vestibulares produzem textos nas escolas, em especial no último ano da vida escolar. Na condição de aluna de escola pública, no ano de 2005 e cursando o último ano, percebi que,apesar de termos uma aula na semana somente para produção textual, tínhamos muita dificuldade de estabelecer a coesão em nossas produções. Nada que a professora explicava fazia sentido no momento de escrever, e isso motivou esta pesquisa.
O presente trabalho traz estudos sobre os aspectos formadores da coesão e da coerência em textos dissertativos de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, já quesão eles os futuros candidatos aos vestibulares e a necessidade de saber produzir uma dissertação se faz presente durante todo o ano letivo. Está dividido em duas partes: na primeira parte do trabalho, será apresentada a teoria que serviu de base para a análise das dissertações. A fundamentação teórica inicia-se com concepções de língua e linguagem e decorre sobre assuntos essenciais como oconceito de texto e seus fatores característicos. Na segunda parte, temos a análise das dissertações dos alunos na qual foi aplicada a teoria utilizada, permitindo reflexões sobre o a produção de texto na sala de aula e a aprendizagem dos alunos quando o assunto é coesão textual. Nessa perspectiva, constitui-se objetivo deste trabalho apresentar os aspectos responsáveis pela formação da coesão ecoerência e, mais especificamente, analisar os fatores coesivos nas dissertações dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio com base no uso do procedimento de reiteração e também no uso do procedimento de conexão, tendo em vista o ensino sobre texto oferecido pela instituição, não interessando o uso da gramática tradicional. Os dados para análise foram coletados mediante trinta dissertações cedidas...
tracking img