Como fazer investimento básico

COMO FAZER INVESTIMENTOS BÁSICOS

Os Investimentos devem ser feitos de acordo com as características pessoais do investidor . A ideia é que o investidor possa atingir seus objetivos financeiros demaneira correta.

Conceitos Básicos

Investir é acumular recursos, ou seja, poupar de maneira inteligente. Isso significa que devemos:
- organizar e planejar nossa vida financeira;
- serrigorosos em nosso controle de orçamento para quando decidirmos fazer uma poupança, devemos separar o dinheiro como fazemos com os nossos pagamentos;

Razões para investir

Poder comprar à vista, obterdescontos nas compras, aproveitar oportunidades inesperadas, garantir nossa educação ou a educação de nossos filhos, estar prevenido e financeiramente tranquilo para alguma emergência.
Não devemosinvestir o que sobra no final do mês e sim o que programamos. Dessa forma quando recebemos o salário já separamos o dinheiro para aplicação.
Somente dessa maneira conquistaremos nossos objetivos.Características dos investimentos
(Risco e Retorno)

Risco é a chance de perder ou ganhar mais do que o esperado em qualquer investimento. Tecnicamente, podemos dizer que risco é o grau de variação deretorno.
No mercado não existe aplicação que garanta rentabilidade. Todos os tipos de aplicação de dinheiro envolve algum grau de risco.
Temos o risco de liquidez que é a velocidade com queconseguimos transformar o investimento em dinheiro. Quanto menos líquido o investimento, maior será o risco.
Risco de Mercado, é o tipo de risco inerente as mudanças nas condições gerais do mercado. Ele émuito importante, particularmente, para os fundos de ações. Além disso, também é relevante para outros tipos de fundos.
Risco de Crédito, é o risco inerente ao emissor do título, ele ocorre quandoquem captou o dinheiro, não honra a dívida, não pagando os juros como combinado, não devolve o valor principal tomado emprestado no momento do investimento.




Como escolher o que investir...