Como fazer fotogramas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS

PLANO DE ENSINO PARA ESTÁGIO DOCÊNCIA
Aluna: FLAVYA MUTRAN PEREIRA –
flavyamutran@gmail.com - (51) 92844060
DISCIPLINA
Professor: MARISTELA SALVATORI
Denominação: LABORATÓRIO DE PROCESSOS GRÁFICOS
COMO FAZER FOTOGRAMAS

DEFINIÇÃO
Fox Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, tentando obtercópias por contato de silhuetas de folhas, plumas, rendas e outros objetos. O papel era mergulhado em nitrato e cloreto de prata e depois de seco, fazia seu contato com os objetos, obtendo-se uma silhueta escura. Finalmente o papel era fixado sem perfeição com amoníaco ou com uma solução concentrada de sal. Fotograma serve para denominar as fotografias obtidas sem o auxílio de câmeras, através dacolocação de um objeto opaco ou translúcido diretamente sobre o material fotossensível.
Os primeiros ‘photogenic drawings’ obtidos por Fox Talbot em 1834, nada mais eram do que fotogramas, como também o eram os ‘schaadographs’, produzidos na década de 1910 pelo suíco Christian Schaad (18994-1982), e os ‘rayographs’, criados pelo norte-americano Man Ray (1890-1976) na década seguinte. Outroimportante produtor de fotogramas foi o húngaro Lázsló Moholy-Nagy (1895-1946), que empregou o processo na década de 1930, sem, no entanto se preocupar em rebatizá-lo com seu nome.
Fotograma é também a unidade do filme fotográfico depois de processado, ou seja, uma única imagem do negativo. Isto significa que um filme de 36 poses gera, portanto 36 fotogramas. Este termo não se aplica aos diapositivos,que são simplesmente denominados de cromos ou slides. Fotograma serve igualmente para denominar as fotografias obtidas sem o auxílio da câmera, através da colocação de um objeto opaco ou translúcido diretamente sobre o material fotossensível.
Hoje, a prática da fotografia sem máquina, e mesmo sem a necessidade de laboratório fotográfico convencional, é bem mais simples. Encontramos, produzidos emescala industrial, como os papéis, os químicos e as fontes de luz necessários para essa finalidade. Essa prática histórica tem sido utilizada ao longo de mais de século e meio de fotografia por muitos profissionais que dela extraíram efeitos surpreendentes.
A execução de um fotograma deve ser tomada mais como um procedimento técnico do que como um processo fotográfico, podendo ser realizada com autilização de papéis fotográficos convencionais e toda a grande variedade de suportes fotossensibilizados pelos processos já descritos anteriormente.
MATERIAIS
• Papéis fotográficos industrializados de todos os tipos e marcas;
• Revelador KODAK DEKTOL para papéis P&B;
• Interruptor (solução de água a 28% de ácido acético)
• Fixador KODAK;
• 04 bandejas plásticas paralaboratório fotográfico ordenadas convencionalmente (revelador, interruptor, fixador e lavagem em água corrente) para o processamento;
• Lanterna de segurança de filtro vermelho;
• Objeto(s) a ser(em) copiado(s)
• 01 chapa de vidro polido de 4mm de espessura e dimensões ligeiramente maiores do que as do papel fotográfico a ser usado, podendo se utilizada como substituta uma fôrma paraprovas de contato;
• Base rígida para apoio do papel fotográfico que poderá se 01 colchão de espuma de nylon de dimensões maiores do que o papel fotográfico; Fonte de luz ( a mais adequada é a luz proveniente de um ampliador fotográfico, mas pode ser substituída por luminárias de prancheta, ou mesmo lanternas tipo flash light, de pouca intensidade, podem oferecer bons resultados e efeitosdiversos).

OBS. Os materiais acima listados estão disponíveis em qualquer estabelecimento comercial de produtos fotográficos e geralmente, vêm acondicionados em embalagens que contém as instruções de diluição.
PROCEDIMENTOS
Devido à rápida sensibilidade do papel fotográfico convencional, isto é, o tempo que necessita para gravar uma imagem, é preciso que se trabalhe sob lanterna de segurança....
tracking img