Como fazer compostagem de cama de frango

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como fazer a compostagem da cama de frango para uso em pastagem
A compostagem é um processo que depende da atividade de microorganismos espontâneos, precisa de oxigênio para ocorrer e gera calor. Por Vinicius Benites.
compostagem é um processo biológico, aeróbico, e exotérmico, ou seja, depende da atividade de microorganismos espontâneos, precisa de oxigênio para ocorrer e gera calor. Logo,pode-se dizer que a compostagem e fortemente dependente de controle das condições ambientais para que essa ocorra de forma mais rápida e eficiente possível, permitindo a transformação dos resíduos orgânicos em húmus.
Cuidar de um composto é como cuidar de um animal. Devemos manter a umidade sempre adequada, fornecer constantemente oxigênio por meio do revolvimento das pilhas ou pela injeção de arpor meio de compressores, e devemos monitorar a temperatura do composto para verificar se o processo está seguindo corretamente. Dependendo da escala de produção da qual estamos falando, existem diferentes estratégias para a compostagem.
Em seguida faremos um protocolo para a produção de composto orgânico em uma escala equivalente a uma granja de frangos de corte de 25.000 frangos, com umaprodução anual de cama de aviário em torno de 700 toneladas.
O primeiro passo consiste em escolher adequadamente o material que será utilizado para a formação de cama. Se o objetivo é o aproveitamento agrícola desse material, então se deve procurar um material que apresente fácil biodegradação e seja isento de contaminantes. Entre as camas mais utilizadas na região de Rio Verde, a palhada de braquiária eo bagacilho de cana de açúcar são as que apresentam os melhores resultados na compostagem. Por outro lado, camas compostas por serragem, maravalha e casca de arroz não resultam em composta de boa
qualidade em função da alta recalcitrância desses materiais. A escolha do material para compostagem segue o mesmo principio da alimentação de ruminantes, pois se trata de um equilíbrio entre volumoso econcentrado. A palhada que compõe a cama é o volumoso enquanto que as fezes das aves representam o concentrado. Após cada lote de aves a cama vai se enriquecendo em fezes e conseqüentemente reduzindo sua relação entre carbono e nitrogênio (relação C/N). O ideal, sempre que possível é que se utilizem entre 3 e 4 lotes de aves, o que resulta em uma cama de relação C/N adequada a compostagem.
Camasque receberam mais do que 4 lotes de aves tendem a apresentar elevado teor de N o que favorece a perda desse nutriente por volatilização. Uma vez terminado o último lote de aves, a cama deve ser recolhida e empilhada em um local plano de piso impermeável, formando uma leira de 2 metros de altura por 3 metros de base e comprimento variável. Ao escolher o local para a compostagem devemos considerarque no caso de excesso de umidade, o composto produz um liquido escuro, rico em matéria orgânica, chamado chorume, que se for drenado para um lago ou para um curso
d´água pode causar problemas ambientais. Logo, o pátio de compostagem deve ser cercado por uma vala de drenagem que permita a captação e armazenamento do chorume em um pequeno reservatório. Esse líquido por sua vez poderá ser utilizadona própria compostagem como veremos adiante. Uma vez montada a pilha, essa deve ser constantemente revirada com o auxilio de um trator com lâmina frontal, que fará a inversão do material, jogando para baixo a parte externa do composto e cobrindo-a com a porção interna, já em decomposição. Esse reviramento pode ser de dois em dois dias no início do processo, mas se puder ser diário, o processoserá acelerado. Para uma pilha de 80 toneladas o tempo médio de revolvimento é de 40 minutos. A umidade do composto deve ser sempre avaliada e quando o composto apresentar baixa umidade, este deverá ser irrigado no momento do revolvimento. Para a irrigação do composto pode-se utilizar o próprio chorume armazenado na caixa de coleta.Isso garante uma constante reinoculação das leiras e acelera o...
tracking img