Como fazer com que seu aluno se compreenda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
VERIDIANE GASSNER

TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
COMO FAZER COM QUE SEU ALUNO SE CONPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUIDO PELA SOCIEDADE

São Bento do Sul
2011
VERIDIANE GASSNER

TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
COMO FAZER COM QUE SEU ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR ECONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso de licenciatura em pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas sociologia da educação, teoria geral do conhecimento, processo educativo no contexto histórico e psicologia da educação.

Profª Okçana Batini
Profª Marcia Bastos de Almeida
Profª Bernadete Strang
Profº Carlos Eduardo de Souza Gonsalves

São Bentodo Sul
2011
1 INTRODUÇÃO
No mundo atual, a complexidade da educação talvez venha ressaltar o processo entre professor-aluno e aluno-professor. De um lado o professor e seus métodos de ensinar, de outro o aluno co sua vontade ou não de aprender.
O fato de um indivíduo se socializar com outro é de natureza própria do ser humano.
Considerar que se precisa inserir o aluno na sociedade e fazercom que ele compreenda que esta dentro dela , e que é ele que a constrói com seus atos, levando em consideração que par isso precisa-se aprender sobre a historia, a mente dos indivíduos e o fato de como se socializar, é um dos objetivos principais deste trabalho.
Socializando dentro da escola pode-se chegar ao objetivo de socializar para o mundo. Usando atividades como o grêmio estudantil e outrasformas de aprender sobre como é a convivência social faz com que o aprendiz repense o mundo onde vive.

DESENVOLVIMENTO
Segundo a constituição federal em seu artigo 227:
É dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, aorespeito, a liberdade, e a convivência familiar e comunitária além de colocá-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O ser humano é social por natureza. A vida em sociedade inicia-se já na infância, quando as crianças brincam com as outras por exemplo.
Existe o termo ensinagem que significa a ação de ensinar por parte do professor e a açãode aprender por parte do aluno. Entre ambos os lados deve haver além de respeito, a confiança, a empatia e a afetividade para um excelente resultado.
Muitas vezes nos deparamos com docentes que durante a aula gritam com os alunos, ou ameaçam fazer provas apenas por ouvirem conversas. Porém este não é um ato de um professor que quer que seus alunos convivam harmoniosamente em sociedade.
ParaGadotii, o profissional da educação deve questionar para então promover mudanças sociais. Segundo as palavras do autor:

É preciso ser desrespeitoso, inicialmente, consigo mesmo, com a pretensa imagem do homem educado, do sábio ou mestre. É preciso desrespeitar também esses monumentos da pedagogia, da teoria da educação, não porque não sejam monumentos, mas porqueé praticando o desrespeito a eles que descobrimos que neles podemos amar e o que devemos odiar[...]. Nessas circunstancias o educador tem a chance de repensar o seu estatuto e repensar sua própria educação. O educador, ao repensar a educação, repensa também a sociedade.

Para Gadotti desrespeitar pode-se entender com questionar. Mas questionar por quê? Muitas crianças estão acostumadas adepender de seus pais e isso passa a acontecer na escola também, dependendo de seus colegas para não precisar estudar por ser mais fácil fazer uma cópia. Mas é preciso incentivá-los a buscar o conhecimento e a questionar os fatos.
A marginalidade e a violência dentro das escolas é um problema sério a ser enfrentado pelos professores. Podemos pensar que não é problema do professor, mas ensinando...
tracking img