Como fazer artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Ricardo Aureliano de Barros Correia[1]

RESUMO

Trata da elaboração de artigos científicos para a disciplina Metodologia Científica no Curso de Direito da Faculdade Integrada de Pernambuco. Define regras para elaboração, estrutura básica de um artigo, quantidade de páginas, espaçamento entre linhas, margens, dentre outras, que serão objetode avaliação da disciplina no curso. Constitui-se em ferramenta essencial para a elaboração de artigos e tomou-se por base a NBR 6022 da ABNT. A construção deste texto obedece à norma citada inclusive na estética e tamanho de letras.

Palavras-chave: Metodologia Científica. Elaboração de artigos. Regras.


INTRODUÇÃO

A elaboração de um artigo científico por um estudante de cursosuperior representa uma tarefa que requer cuidado específico, pois difere das demais redações a que está acostumado na preparação para vestibulares.
Agora o caráter dissertativo se apresenta como condição essencial, além de ter que recorrer às citações e referências bibliográficas de cada autor consultado para elaboração de seu artigo. Executar tal tarefa representa, portanto, certo grau dedificuldade, mas nada que seja impossível de cumpri-la. Se alguém já fez antes, então quem se dedica também será capaz de fazê-la.
Estas instruções têm como objetivo auxiliar na preparação de artigos científicos exigidos por ocasião de avaliação na disciplina Metodologia Científica. Não deve ser alterado o tipo nem tampouco o tamanho das fontes ou o espaçamento entre linhas para adicionar maistexto ao número limitado de páginas. Também não deve ser alterado o tamanho da folha, nem as margens desse modelo. Tomou-se por base a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2010), que trata de artigos para publicação em periódicos. Os artigos devem ser digitados no formato (.doc) utilizando-se processador de texto Word ou similar, mas nunca em formato PDF. Devem ter um mínimode 5 e um máximo de 10 páginas (incluindo os elementos pré-textuais, os textuais, e os pós-textuais). No ato da entrega o autor deverá fazê-lo no formato impresso e em arquivo eletrônico gravado em CD-ROM, ou outro meio acordado previamente com o docente.[2]



1. ESTRUTURA DO ARTIGO


Segundo a NBR 6022, com última atualização em 2003 (ABNT,2010) a estrutura de um artigo éconstituída dos seguintes elementos:
5.1 Elementos pré-textuais
Os elementos pré-textuais são constituídos de:
a) título, e subtítulo (se houver);
b) nome(s) do(s) autor(es);
c) resumo na língua do texto;
d) palavras-chave na língua do texto.
5.2 Elementos textuaisOs elementos textuais constituem-se de:
a) introdução;
b) desenvolvimento;
c) conclusão.
5.3 Elementos pós-textuais
Os elementos pós-textuais são constituídos de:
a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;
b) resumo em língua estrangeira;c) palavras-chave em língua estrangeira;
d) nota(s) explicativa(s);
e) referências;
f) glossário;
g) apêndice(s);
h) anexo(s).


Para maior detalhamento consulte a norma citada. Este modelo está seguindo a mesma estrutura, por isso, para não se tornar tão repetitivo, o detalhamentoé apresentado através de exemplificações utilizadas. Complementa-se ainda este artigo com algumas orientações resumidas em forma de “dicas”. (Vide APÊNDICE A)


2. O DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO


O desenvolvimento do artigo pode ser dividido em seções primárias, secundárias, terciárias, etc. Não se aconselha a ir além desse terceiro nível, para não correr o risco de ficar parecido...
tracking img