Como falaro com seus filhos sobre o consumo de bebidas alcoólicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como conversar sobre o tema com crianças e jovens
Cartilha é uma ferramenta de orientação para tratar o tema.
Tratar de certos assuntos com os filhos nem sempre é simples. E o consumo do álcool é uma dessas situações. O que falar? Como se comportar?
São perguntas de difícil resposta. Não existe nenhum curso que ensine como evitar que seu filho beba. Mas há modos mais eficazes de se comunicarcom crianças e adolescentes sobre o tema.

O melhor caminho é se preparar. Para isso, fizemos aqui um resumo do guia "Como falar sobre o uso de álcool com seus filhos", obra lançada em 2005 pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) com o apoio da Ambev.

O guia, como bem lembra o Cisa, está longe de ter a pretensão de resolver o problema. É apenas uma ferramenta de apoio paraorientar pais e educadores.

Veja logo abaixo nosso resumo do livreto, com orientações por faixa etária dos filhos. As informações estão baseadas na cartilha "Be prepared to talk to your children about alcohol", da ONG canadense Éduc'alcool.
A íntegra do material está disponível para download[->0]no SlideShare da Ambev.
Veja o vídeo "Como falar sobre uso de álcool com seus filhos[->1]", apresentadopelo ator Dan Stulbach e pelo presidente executivo do Cisa, Dr. Arthur Guerra de Andrade. O filme mostra os efeitos nocivos do álcool na adolescência e orienta como os pais devem reagir ao problema.
á
Como se comportar de acordo com a faixa etária
1. O que dizer a filhos de qualquer idade
Não há idade ideal para ter uma conversa com seus filhos sobre o consumo de álcool. Desde pequenos,eles aprendem a imitar o comportamento dos pais. E já sabem associar a bebida a certos atos. Se não forem psicologicamente preparados, podem crescer acreditando que esse é o comportamento a ser seguido.
Vale lembrar que, quanto mais cedo começar a beber, mais precocemente a criança poderá ter problemas com o álcool. Portanto, nunca é cedo demais para começar a falar com seu filho sobre este tema.Dê você o exemplo. Tenha uma relação aberta com seus filhos, e eles terão mais facilidade de conversar com você.
Como proceder com filhos de qualquer idade
1|Vá direto ao assunto.|
2|Fale sobre o assunto com naturalidade. Seja o mais simples possível.|
3|Não use um tom autoritário e evite os sermões.|
4|Demonstre afeto e seja carinhoso.|
5|Explique os fatos inerentes ao consumo de álcool esuas consequências.|
*Conteúdo baseado no guia "Como falar sobre uso de álcool com seus filhos"
2. Filhos de 8 a 11 anos
Ao contrário do que muitos imaginam, crianças entre 8 e 11 anos são capazes de ter curiosidade de consumir bebidas alcoólicas. E existem ocasiões que facilitam o acesso às bebidas, caso das festas familiares, por exemplo.

É possível que seu filho peça um gole da bebida -para você ou para outra pessoa. E não há uma única maneira para lidar com essa situação. Há quem deixe os filhos "molhar os lábios" para sentir o gosto da bebida. Outros proíbem e alertam ainda ser muito cedo.
A decisão é dos pais. Mas não se esqueça que a venda de álcool é proibida para menores de 18 anos. E que o consumo desse tipo de bebida, ainda que em doses pequenas, pode trazer prejuízospara o desenvolvimento da criança.
Por isso, é importante que os pais tomem uma posição conjunta e se mantenham fiéis a ela. Nunca deixe seus filhos sozinhos por muito tempo sem supervisão adulta.
É importante lembrar ainda de ocasiões como festas infantis em que você não estará presente. Certifique-se de que existam atividades de entretenimento, de que haja bebidas não alcoólicas (sucos,refrigerantes) e de que o evento tenha a supervisão de um ou mais adultos. Eles não precisam ficar de olho a cada segundo, mas devem estar presentes.
Como proceder com filhos de 8 a 11 anos
1|Recorde aquilo que você acha aceitável e inaceitável no que se refere ao consumo de álcool, bem como as consequências da desobediência às regras.|
2|Explique suas decisões de forma bem clara, sem esconder ou...
tracking img