Como falar bem em publico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como falar bem em público

Luís Colombini

O professor Reinaldo Polito, um dos maiores especialistas brasileiros em comunicação verbal, ensina como vencer o medo e conseguir uma comunicação eficiente com qualquer platéia.

Poucas coisas são mais fáceis na teoria e difíceis na prática do que falar bem em público. Fáceis porque, a menos que você more numa caverna, as pessoas, de maneirageral, falam em público o tempo todo - com os amigos, os colegas, a família e por aí afora. Difícil porque basta dar um aspecto mais formal àquilo que você já faz o tempo todo - como expor idéias numa reunião ou apresentar um projeto a todo o departamento da empresa - para a garganta secar e as pernas tremerem. E o problema é que isso ocorre justamente na hora mais importante, exatamente naquela em quevocê precisa falar com calma, segurança e brilho.
Não há pessoa que não precise falar bem em público. De vendedores a professores, de advogados a engenheiros, nunca se sabe a hora em que você será convocado para defender um ponto de vista ou uma nova idéia. A verdade é que todas as pessoas estão vendendo sua imagem o tempo todo, seja para convencer alguém a comprar seu produto ou uma empresa acontratá-lo. Sem expor com correção e confiança o que você tem a dizer, as chances de ser bem sucedido diminuem rapidamente.

Para ajudá-lo a vencer esse enorme desafio de se comunicar com segurança e propriedade, Seu Sucesso apresenta uma exposição completa do professor Reinaldo Polito, um dos maiores especialistas brasileiros em expressão verbal. Em sua escola, ensinou mais de 30.000 alunos nosúltimos 30 anos. Entre eles, figuram nomes como a atriz Irene Ravache, o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e o ex-presidente Jânio Quadros. Nesta aula, Polito fala primeiro sobre a origem e as causas do medo de falar em público e depois ensina algumas técnicas simples e eficientes para vencer a inibição e obter uma comunicação eficiente com o público.

O medo de falar em público

Umdos maiores problemas da humanidade é o medo de falar em público. Se você tem esse medo, não se preocupe, pois não está sozinho. A maioria das pessoas tem o mesmo medo. Num estudo realizado nos Estados Unidos, alguns psicólogos pesquisaram quais são os maiores medos do homem. O resultado apontou que as pessoas têm medo de altura, de insetos, de águas profundas, da morte. Mas, dentre os medos, ogrande campeão é o medo de falar em público. Antes de discorrer sobre as causas que provocam esse medo, convém falar um pouco sobre o medo em si. Ele é encarado como um inimigo, e nos esquecemos de que é um mecanismo de defesa extraordinário à nossa disposição.
Quando nossos antepassados se viam ameaçados por um animal feroz, as glândulas supra-renais entravam em atividade e liberavam adrenalina nocorpo. Com isso, fortaleciam-se os músculos, a pressão sanguínea aumentava e o homem podia se movimentar com mais velocidade e força enquanto a adrenalina não era metabolizada. Com essa energia extra, o homem podia enfrentar o animal ou tentar sumir da frente dele. Hoje ainda é assim, embora não tenhamos mais de enfrentar tigres dente-de-sabre.
Quando temos medo, o organismo libera adrenalina paraque possamos fugir rápido. Em conseqüência, na hora de falar em público - um momento em que até queremos, mas não podemos fugir -, ficamos com medo e também recebemos uma descarga de adrenalina em nossas veias. Mas, como não podemos correr e, assim, metabolizá-la, a adrenalina começa a provocar uma confusão enorme no organismo. A espinha gela, pernas tremem, as mãos suam, o coração bate maisforte, borboletas voam no estômago. Tudo isso por causa da adrenalina.
Agora que entendemos o mecanismo de medo, vou falar das causas do medo de falar em público.
Primeiro motivo: a pessoa não conhece em profundidade o assunto que vai expor. Se você não domina a matéria, de certa forma se sente frente ao desconhecido, que todos temem. Começam a aparecer dúvidas na cabeça: "e se eu esquecer uma...
tracking img