Como experimentar deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bíblia e a Santa Missa
5, de setembro de 2012.  

O Mês de setembro é conhecido como o mês da Bíblia. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de SãoJerônimo, celebrada no dia 30**. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja no Brasil nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus e a amá-la cada vez mais. 

Mas nós não podemos confundir o mêsda Bíblia com o papel dela na Santa Missa, na missa utilizamos as leituras da sagrada escritura, mas lidas do Lecionário e Evangeliário.

O Bispo Dom Henrique Soares da Costa afirma:
“Quanto àsleituras: (a) Se houver comentários antes delas (coisa totalmente desnecessária, chata, antipática e inoportuna), estes devem ser brevíssimos. (b) O comentarista nunca pode dizer qual o livro que serálido e muito menos dizer capítulo e versículo. (c) É o leitor quem anuncia: “Leitura do”... leitura da...”, conforme está no Lecionário, sem inventar moda. (d) Nunca se faz a leitura pelo jornalzinho oupela liturgia diária! A dignidade da Palavra de Deus e o respeito profundo que se lhe deve ter exigem que esta seja proclamada do Lecionário. Também é absolutamente errado fazer a leitura pelabíblia. Não somente é errado como é também proibido. Só as Conferências Episcopais podem fazer adaptações relativas aos textos proclamados na Missa e, assim mesmo, respeitando o princípio de que os textossejam escolhidos do Lecionário devidamente aprovado (cf. Instrução Geral sobre o Missal Romano, 362). Então, se numa missa especial deseja-se escolher uma leitura diferente, pode-se fazê-lo, desde queela seja escolhida dentre as que existem no Lecionário. Nada de tomar diretamente da Bíblia! A regra é clara e sem exceção: a Palavra de Deus, na Santa Missa, é sempre proclamada do Lecionário. (e) Nãoé conforme à tradição litúrgica da Igreja latina fazer procissão com a Bíblia! Isso nunca existiu na Igreja. A única procissão com a Palavra de Deus que é liturgicamente correta é o diácono ou um...
tracking img