Como especificaar um disjuntor

1035 palavras 5 páginas
Como especificar um disjuntor
A - Fator Seção do Condutor
Uma das funções do disjuntor é proteger os condutores. Portanto, a seção dos mesmos deverá ser igual ou maior que as especificadas pelas normas para as capacidades e características das cargas correspondentes (ver UL 489).
Os elementos bimetálicos possuem uma resistência intrínseca que gera calor proporcional ao quadrado da corrente que circula pelos mesmos.
O condutor atua como dissipador de calor, controlando o aquecimento do elemento bimetálico. Ao reduzir a seção do condutor, a temperatura aumenta e o disjuntor atua a uma corrente inferior à especificada. A capacidade de condução de corrente do disjuntor e a seção do condutor são, então valores, relacionados, independente do tipo de isolamento.
Porcentagem da área do cabo utilizado em relação à área do cabo padrão
Porcentagem (%)

50
60
70
80
90
100
125
200
FATOR A
1,4
1,25
1,15
1,07
1,02
1,0
0,99
0,97

B - Fator Frequência
A Frequência de funcionamento do sistema também exerce um papel muito importante na especificação e comportamento dos disjuntores.
A maioria dos disjuntores podem ser aplicados diretamente em sistemas de 50/60 Hz para as capacidades nominais indicadas.
Não obstante, os disjuntores em caixa moldada não devem ser usados em outra frequência, além das especificadas, sem a aprovação da GE, exceto como indicado na tabela abaixo.
Dois diferentes efeitos ocorrem em frequências acima de 60 Hz, dependendo de sensor de corrente utilizado. Em dispositivos termomagnéticos, o bimetal, que proporciona proteção de sobrecarga, responde corretamente à corrente aplicada. Contudo, o elemento instantâneo, que é um solenóide construído de cobre e aço, aquece. O aumento de temperatura do disjuntor reduz a capacidade de condução da corrente. O solenóide torna-se quente devido à sua natureza construtiva e materiais empregados. Além de aumentar a temperatura do disjuntor, a unidade instantânea não mais responde corretamente.

Relacionados