Como escrever um relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Escrever um Relatório ou Artigo Científico
Texto adaptado de: Silvia H. Bonilla e Biagio F. Giannetti (Laboratório de Físico-Química Teórica e Aplicada Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Paulista.

1 - Por que escrevemos relatórios? A resposta é bastante direta: para comunicar nosso trabalho e nossas idéias por escrito. Todo relatório tem que ser claro, conciso eexato. Com um relatório que tenha estas qualidades você terá mais chances de obter a colaboração ou a resposta esperada de seus superiores e de seus colegas. Por este motivo, a arte da boa comunicação por escrito não é um luxo, é uma questão de sobrevivência profissional. Além do mais, quando se escreve um relatório tem-se a responsabilidade de fazer uma autocrítica honesta dos resultadosexperimentais. O bom profissional deve avaliar o próprio trabalho e relatar aos outros, quantitativamente se possível, se são bons ou maus, exatos ou incorretos os dados apresentados. É necessário avaliar os erros das medidas e como esses erros são refletidos nos resultados que foram calculados. A responsabilidade de avaliar a qualidade do trabalho experimental é de quem escreve e não do leitor.

2 - Oinício do relatório: planejamento Antes de começar a escrever um relatório é necessário algum planejamento. Inicialmente definimos a estrutura que o relatório vai ter. Geralmente, os relatórios acadêmicos possuem a estrutura de um artigo científico, incluindo (mais ou menos) os seguintes tópicos:
1

• Capa
• • • • • • • •

Resumo Índice (opcional) Introdução Metodologia (ou Materiais eMétodos) Resultados e Discussão Conclusões Apêndices (se houver) Referências Bibliográficas Existe outro tipo de relatório, que é o chamado relatório executivo. Este tipo de

relatório é empregado freqüentemente na indústria quando prestamos conta de nossas atividades ou apresentamos soluções a um superior. Muitas vezes o superior não está muito disposto a ler todo o relatório, embora precise tomar umadecisão rápida, especialmente neste caso, é oportuno inverter a ordem, colocando as conclusões no início do relatório. Por este motivo, sempre é bom perguntar se há algum modelo de relatório a ser seguido, se não houver normas siga o seu bom senso. A idéia fundamental é a de que estamos tentando nos comunicar com alguém que sabe menos sobre nosso trabalho, mesmo que seja nosso professor ou nossosuperior numa empresa e, geralmente, o leitor vai tomar uma decisão baseado no conteúdo do relatório (uma avaliação na escola ou - até pode ser o caso - uma promoção, na empresa). Enfim, é preciso que nos preocupemos com o destinatário, por exemplo, construímos uma tabela e fazemos imediatamente a seguinte pergunta: "A tabela é clara? A informação flui facilmente para o leitor?".

2

3 -Resumo do conteúdo de cada tópico A seguir apresentamos algumas descrições gerais e breves do conteúdo de cada tópico do relatório acadêmico. 3.1 - Capa Não se esqueça de identificar-se. 3.2 - Resumo Em poucas linhas, descreva a experiência e talvez o método experimental ou o aparelho empregado. Sempre, que possível, dê um resultado numérico da experiência. Seja breve. 3.3 - Introdução Coloque amotivação do trabalho, faça um resumo da teoria relevante e apresente as equações matemáticas (ou químicas) importantes para facilitar o entendimento do relatório. Numere cada equação matemática (e/ou química) na margem direita. Se há equações matemáticas e químicas, não faça diferença na numeração entre elas, por exemplo: Equação química (1) Equação matemática (2) Apresentada a equação matemática dê aseguir o significado de cada símbolo empregado. Quando for a primeira vez que aparecem, no texto, termos técnicos ou parâmetros experimentais, escreva-os por extenso, e coloque a correspondente abreviação ou símbolo entre virgulas ou parênteses. Feito isto pode-se escrever a

3

abreviação ou o símbolo no decorrer do texto que o leitor já conhece o significado, como é mostrado no exemplo...
tracking img