Como escrever melhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO ESCREVER
Disponibilizamos dez dicas que podem ajudá-lo a escrever um texto de forma objetiva, correta e eficiente

1. COMEÇAR BEM (O LEAD)
Lead é o termo técnico que os jornalistas dão para o primeiro parágrafo do texto jornalistico. Neste primeiro parágrafo você deve introduzir o leitor no assunto que você pretende escrever. Para isso, escreva como resposta a essas quatro perguntas:- O quê: sobre o que você está falando.
- Quem: que pessoas ou grupos participaram do que você está dizendo
-Onde: em que lugar aconteceu (seja claro, diga o nome do colégio, da paróquia, a cidade onde está situada)
- Como e Por quê: nem sempre é necessário responder isso no lead, mas muitas vezes é importante dizer as causas do evento do qual a notícia fala, e a forma como ele aconteceu.
Seseu lead ficar muito longo, não se preocupe, você pode dividí-lo em dois parágrafos. O importante é que, logo no inicio do texto, o leitor saiba do que você falando.

2. DESENVOLVENDO O ASSUNTO: MAIS DO QUE UMA NOTÍCIA, ESCREVA SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
Certas atividades são comuns a todas as Casas Salesianas (festa de Maria Auxiliadora, de Dom Bosco, abertura do ano letivo, festa do padroeiro,etc). Por isso, sem desprezar as normas técnicas de uma boa notícia, preocupe-se em partilhar conosco a sua experiência pessoal diante do acontecido. Comece com as informações tradicionais, mas, antes de escrever o texto pense um pouco no que aconteceu de diferente, de surpreendente, de emocionante... um testemunho chama muito mais atenção do que uma notícia fria.

3. EXPLIQUE AS PALAVRAS“DIFÍCEIS”
Nem todo mundo sabe o que significa “mistagogia” ou “kerigma”. Mas, isso não signifique que não possam aprender. Nosso portal é de uma instituição educativa, por isso, nada mal se alguém enriquecer o seu vocabulário com uma palavra nova, mas, é claro que o leitor deve aprender também o significado da palavra. Por isso, sempre que usarmos palavras complicadas, conceitos incomuns ou mesmotermos que são usuais dentro de nossos grupos, mas não tanto fora dele, precisamos dar uma explicação.
Quanto às gírias ou expressões populares, o melhor mesmo é não escrever, para facilitar a compreensão de pessoas de outros lugares que talvez não as entendam (o que não impede que você explique, se ela for realmente necessária ao texto).
Mais uma dica: se não tiver palavras difíceis no seutexto, não precisa colocar nenhuma só para os leitores aprenderem uma palavra nova, a intelectualidade flui naturalmente.

4. SEJA BREVE
A internet é um espaço de informações rápidas e que atraentes. Textos muito extensos podem fazer o leitor perder o interesse. Frases complicadas e parágrafos muito longos podem deixar o leitor confuso. O ideal é ir direto ao assunto, sem rodeios, e preferirsempre a construção mais simples.

5. POSSO USAR SIGLAS?
Claro que pode, mas só depois de dizer o que elas significam. Primeiro devemos sempre dar o nome completo, e depois, entre parênteses, a sigla. Por exemplo: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fazemos isso apenas uma vez no texto – nas outras vezes em que nos referirmos à mesma instituição, usamos só a sigla.
Outra dicaimportante:
* Se a sigla tiver até três letras, deve sempre ser escrita em letras maiúsculas. Exemplo: Supremo Tribunal Federal (STF).
* Se a sigla tiver a partir de quatro letras, há duas possibilidades:
- se as letras não formarem uma palavra pronunciável, todas as letras serão maiúsculas (exemplo: CNBB).
- se as letras formarem uma palavra pronunciável, apenas a primeira letra serámaiúscula (exemplo: Celam).

6. COMO DEVO ESCREVER SOBRE PESSOAS?
O primeiro passo, e mais importante, é escrever o nome das pessoas da forma correta. Ninguém gosta de ver seu nome escrito errado, não é? Além disso, devemos mencionar o que faz aquela pessoa, para ajudar a identificá-la. Outras dicas:
* Na primeira vez que mencionamos uma pessoa, devemos dizer seu nome e sobrenome.
* No...
tracking img