Como escolher um tema.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como escolher um tema

A fixação do tema é o primeiro passo para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, exigindo algumas cautelas por parte do formando. A seguir, relacionamos algumasdicas que, certamente, irão contribuir para esta importante etapa.

1. Escolha uma área de interesse, à qual você se identifique e possua afinidades. Uma dica é optar por uma área na qual você tenhatrabalhado, estagiado ou, ainda, na qual você veja uma possibilidade de trabalho ou especialização futura. Exemplo: no curso de direito, poderíamos selecionar a área de Direito Civil.

2. Escolhaum tema de interesse. Escolha um assunto pelo qual você se interesse. Se você não se interessar pelo tema, com certeza, ficará muito difícil estudá-lo para elaborar seu trabalho, bem como paradefendê-lo perante a banca. Assim, quanto mais atração você tiver pelo tema, mais motivado você estará para desenvolver seu trabalho.

3. Nada impede que o assunto seja desconhecido. Entretanto, ficarámuito mais fácil o desenvolvimento do trabalho se houverem bibliografias suficientes para sua fundamentação. Não se esqueça, ainda, que normalmente são exigidas, no mínimo, três obras que fundamentemsua idéia.

4. Procure delimitar o tema. Quanto mais restrito, mais fácil o desenvolvimento da pesquisa, bem como a elaboração do trabalho. Por exemplo, no caso do Direito Civil. Não bastadizermos que o tema escolhido será “O direito do consumidor Novo Código Civil”. Devemos delimitar este tema, elegendo um dos elementos do direito do consumidor.

5. Defina a problemática da pesquisa notema do trabalho: Ao efetuarmos a delimitação do tema, surgem vários aspectos que podem ser abordados sobre aquele elemento delimitado. Assim, a problemática da pesquisa poderá ser evidenciada pelotema do trabalho. Por exemplo: “A função social da propriedade”, ou “As limitações ao direito de propriedade”, ou “As formas aquisitivas da propriedade”, entre outros.

Se você, enfim, optar por...
tracking img