Como era feita a contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA

DA

CONTABILIDADE




FACULDADE DE LIMEIRA
LIMEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012.

NOME:

CURSO:

PERIODO:

DISCIPLINA:


TEMA:
COMO ERA FEITO A CONTABILIDADE ANTES DA INFORMATICA

DATA ENTGREGA:
21 /08/2012




INTRODUÇÃO
(COMO ERA FEITA A CONTABILIDADE)

No início dos agrupamentos humanos, com o surgimento das pequenas vilas, lugarejos e pequenas cidadesprimitivas, surgiu a primeira forma de moeda, conhecida como escambo, ou troca de mercadorias e serviços. A partir dessa fase, o homem passou a ter a necessidade de contabilizar o seu patrimônio; nascendo assim, o sistema de contagem. Este funcionava de seguinte forma: o homem tinha cabeças de gado, por exemplo, e na época não havia ainda, a representação da quantidade através de números simbólicos,como os que hoje se conhece, assim, ele representava cada cabeça de gado, colocando uma pedrinha equivalente para representar o mesmo. Quando uma cabeça de gado era trocada por outra mercadoria e/ou serviço, essa pedrinha era retirada.

Acredita-se que, assim se deu o princípio da contabilidade,na sua forma mais grosseira e primitiva. Com o passar dos tempos, o homem como ser inteligente, logoencontrou formas mais eficientes de processar seus registros utilizava gravações e outros métodos alternativos. Os métodos utilizados estão descritos na própria Bíblia.

Há interessantes relatos bíblicos sobre controles contábeis, um dos quais o próprio Jesus relatou em Lucas capítulo 16, versículo 1 a 7: “o administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dosdevedores.” “No tempo de José, no Egito, houve tal acumulação de bens que perderam a conta do que se tinha!” (Gênesis 41.49). Houve um homem muito rico, de nome Jó, cujo patrimônio foi detalhadamente inventariado no livro de Jó, capítulo 1, verso 3. Depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário é apresentado em Jó, capítulo 42, versículo 12. Os bens e as rendas de Salomãotambém foram inventariados em 1º Reis 4.22-26 e 10.14-17.

Em outra parábola de Jesus, há citação de um construtor, que faz contas para verificar se o que dispunha era suficiente para construir uma torre (Lucas 14.28-30). Ainda, se relata a história de um devedor, que foi perdoado de sua dívida registrada (Mateus 18.23-27).

Estes relatos comprovam que nos tempos bíblicos o controle dos ativos jáera uma prática comum no mundo.






A CONTABILIDADE EVOLUIU DA NECESSIDADE
“A simbologia contábil surgiu primeiro que a escrita contábil.”
Faz uma análise da evolução histórica da contabilidade e identifica que em
4000 a.C fazia-se somente a contagem da riqueza. Já em épocas mais recentes, a partir do século XV d.C, foram introduzidos os lançamentos contábeis. Percebe-se claramente que,a importância que se dava apenas aos ativos, passou a ser também dada aos passivos do patrimônio, ou seja, começou-se a ter visão não somente dos direitos, mas também das obrigações geradas pelo patrimônio. É importante destacar que, no início dos tempos contábeis, não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas aconteciam à vista.

Posteriormente, passou-se a empregar ramos de árvoreassinalados como prova de dívida ou quitação. Isso ocorre antes da invenção do papiro mais tarde pelos egípcios.

No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas foi somente na Itália que surgiu o termo Contabilitá. Pode-se aludir que com o aumento da influência da igreja católica no mundo conhecido, aconteceu uma evolução nasciências contábeis, já que era a entidade organizacional que mais possuía bens e riquezas. Possuidora de terras e bens de natureza variada, a igreja se viu na necessidade primordial de criar ferramentas mais eficazes para controlar o patrimônio. O método das
partidas dobradas, grande ferramenta da contabilidade, foi criada na Itália, na época do descobrimento das Américas. “De uso universal,...
tracking img