Como elaborar um trabalho.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A formatação básica para elaborar um trabalho acadêmico deve ser baseada nos princípios gerais da NBR 14724:2011. Os padrões a serem seguidos são:


Papel Branco, formato A4, impresso na cor preta. Permite-se utilizar outras cores apenas para ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclável.

Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dadosde catalogação que devem vim no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

Margens Divide-se em:
Antiverso: esquerda e superior de 3cm e direita inferior de 2cm
Verso: direita e superior de 3cm e esquerda e inferior de 2cm.

Espacejamento entre linhas: 1,5cm em todo o trabalho, exceto paraas citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição e área de formação, os quais devem ser redigidos em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre sim por um espaço simples em branco.


Parágrafo: 1,25cm em todo o trabalho,exceto para as citações.
Texto: Justificado em todo o trabalho, exceto para as referências e notas de rodapé, as quais deverão estar alinhadas à esquerda. Recomenda-se o uso de itálico, ao utilizar termos de origem estrangeira no decorrer do texto.
Fonte: Letra arial, tamanho 12, exceto para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas, recomenda-setamanho 10.


Paginação: Todas as folhas a partir da folha de rosto devem ser contadas, porém não numeradas. A numeração dever ser indicada a partir da INTRODUÇÃO.

Para trabalhos digitados ou datilografados somente no anverso: todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, considerando somente o anverso. A numeração deve ser em algarismos arábicos, no cantosuperior direito da folha, a 2cm da borda, ficando o ultimo algarismo a 2cm da borda direita da folha.

Para trabalhos digitados ou datilografados em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.

Para trabalhos volumados, deve ser mantida uma única seqüência de numeração das folhas oupáginas, do primeiro ao ultimo volume.

Para apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira continua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

Títulos das seções e subseções: Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva para as seções do texto. Os títulos das seções primárias, por serem as principaisdivisões de um texto, devem iniciar em folha distinta. O indicativo numérico de uma subseção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo, caixa alta e outro no sumário e de forma idêntica no texto, seguindo um padrão.


Exemplo:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1seção secundária
1.1.1 SEÇÃO TERCIÁRIA
1.1.1.1 SEÇÃO QUATERNÁRIA
1.1.1.1.1 seção quinária

OBS.: A norma recomenda limitar o número de seções até a quinária.

Elementos pré-textuais e pós-textuais: Os títulos, sem indicativos numéricos – errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista deabreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s),anexo(s) e índices(s), devem ser centralizados.



A estrutura do trabalho compreende: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos são classificados em duas categorias, obrigatórios e opcionais. É importante consultar a ordem dos elementos dentro da estrutura da monografia. Este modelo permite visualizar com clareza a disposição dos elementos na composição da monografia....
tracking img