Como elaborar um trabalho cientifico.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalhos Científicos
Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam. Serem inéditos ou originais e contribuírem não só para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servirem de modelo ou oferecer subsídios para outros trabalhos.
Segundo Marcone e Lakatos [...] os trabalhos científicospodem ser realizados com base de informações primarias ou secundárias e elaborado de varias formas, de acordo com a metodologia e com os objetivos propostos [...](São Paulo,Ed.Atlas-S.A-2010,p.236)
Problema e Hipótese
O que é mesmo um problema?
Conforme já foi assinalado, toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema, ou indagação. Todavia, a conceituação adequada de problema de pesquisanão constitui tarefa fácil, em virtude das diferentes acepções que envolvem este termo.
O Novo Dicionário Aurélio indica os seguintes significados de problema:
Questão matemática proposta para que se lhe dê a solução;
Questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento;
Proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções;
Conflito afetivoque impede ou afeta o equilíbrio psicológico do individuo.

Segundo Antonio Carlos Gil [...] fica claro que nem todo problema é passível de tratamento cientifico. Isso significa que para se realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de cientifico [..] (São Paulo Ed. Atlas S.A.-2006Hipóteses
As hipóteses devem ser apresentadas como independentes, dependentes, moderadoras, antecedentes ou intervenientes ou intervenientes. A variável é um conceito que contem valores como quantidade, qualidade, característica, magnitude, traços.
As variáveis podem apresentar relações de simetria,isto é, nenhuma das variáveis exerce influencia sobre a outra.
Conforme disse João Bosco Medeiro (2009, p.224) A variável recíproca é aquela em que cada uma das variáveis é alternadamente causa e efeito. Nas relações assimétricas, uma variável independente exerce efeito sobre outra dependente.

Conclusão
A conclusão tem também sua estrutura própria. Ela deve retomar o problema iniciallançado na introdução, revendo as principais contribuições que trouxe a pesquisa.
A conclusão apresenta o resultado final, global da investigação, avaliando seus pontos fracos ou positivos através da reunião sintética das principais idéias desenvolvidas ou conclusões parciais obtidas. Assim como a introdução, a conclusão não entra nos detalhes operacionais dos conceitos utilizados, mas apenas abordaas conclusões parciais do desenvolvimento inter-relacionando-as num todo unitário, tendo em vista o problema inicial. O cuidado que se deve ter é o de a conclusão nunca extrapolar os resultados do desenvolvimento. O resultado final deve ser decorrência natural do que já foi demonstrado.
Afirmou-se que a ciência não é um todo acabado, mas que está em continua construção. É natural, pois, quena conclusa, os problemas decorrentes do tema investigado. Futuras pesquisas poderão se beneficiar dessas indicações. A conclusão, apesar de ser o fecho de um trabalho de pesquisa, não o é da ciência!
A notas servem para apresentar indicacoes bibliográficas, fazer observações,definições de conceitos ou complementações ao texto.
As notas podem aparecer no pé da página, no final decapítulos, de partes ou do próprio texto. São numeradas seqüencialmente em algarismos arábicos, ao longo do texto ou dentro de cada unidade.
De acordo com José Carlos Koche (2009, p.146 a 147)´´[..] Devem ser apresentadas em corpo e entrelinha menores que os do texto. Quando em rodapé ficam separadas do texto por um espaço em branco ou por um filete de 2 cm a 3 cm [...]´´

Tema
O tema de uma...
tracking img