Como elaborar um plano de negocio - estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da empresa: Wines Ltda

Diretor: Wladimir Cardoso Brandão

1 Introdução

O vinho é certamente uma das bebidas mais apreciadas e mais antigas do mundo, e genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ouesmagadas ou de mostos, no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.
A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes. Apesar de existirem outros frutos como amaçã ou algumas bagas, que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo vinho-de-maçã) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas. O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países.a fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras queconsomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras.

2 Plano de negocio

2.1 Missão:

Tornar-se líder do segmento, compreendendo as oportunidades do mercado e as necessidades dos nossos clientes, oferecer produtos melhores que qualquer outro concorrente. Conduzir os negócios de formarentável para garantir nosso crescimento e gerar lucro para os nossos acionistas. Buscar a satisfação dos nossos colaboradores e contribuir para o bem estar da comunidade.

2.2 Visão:
Dedicamos-nos a produzir o melhor vinho, fazendo dessa forma, nossos clientes mais felizes e assim seremos uma empresa valorizada.

2.3 Análise do ambiente externo:

Entendemos que o mercadoevolui constantemente, com isso nossa empresa se empenhará ao máximo para combater a concorrência, a qual representa a maior ameaça nos primeiros anos de produção.
As oportunidades um novo entrante no mercado, deve, no mínimo, iniciar suas atividades com um portifólio bastante inovador, acreditamos que, baseado nesse conceito, poderemos abrir novos caminhos e assim aproveitar das lacunasdeixadas pelos concorrentes, produzindo vinhos com tecnologias ainda não exploradas pela concorrência.

2.4 Analise do ambiente interno:

Entendemos que tal análise nos permite avaliar os pontos fortes e os pontos fracos de nossa organização, embora possamos modificá-los, ainda não é possível fazer esta avaliação, uma vez que a empresa ainda não iniciou suas atividades produtivas.2.5 Objetivo:

Os pontos principais do plano de objetivos são:

Crescer a uma escala anual de 10% nos primeiros cinco anos;

Inserir-se entre uma das cinco maiores vinícolas em atendimento ao publico classe A .

2.6 Metas

A meta e aquela estabelecida com o intuito de delinear um ponto de chegada para as ações da empresa. Sobre as metas são implementadas todasas atividades gerenciais da organização.

2.7 Estratégias gerenciais:

• Ter o vinhedo próximo a vinícola.

• Estabelecer parceria com fornecedores de insumos da região.

• Selecionar profissionais que já conheçam o produto a ser produzido.

• Trabalhar com sistema de vendas baseado no representante comercial.

• Estabelecersistema de logística integrada para maximizar as oportunidades de negocio.

3 Fluxograma de informações (Grafo)

4 Quadros de fluxo de informação entre os departamentos

Quadro 01- Informações do departamento administrativo/financeiros

|Fontes |Informação de entrada |Informações saída |Destino |
|Comercial...
tracking img