Como elaborar um plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dando continuidade em nosso artigo sobre Como elaborar um plano de marketing – Planejamento, vamos ver como podemos definir as estratégias de marketing para que sua empresa possa alcançar os objetivos e metas propostas no início e ganhe muito mais dinheiro com isso. Mas como fazer isso? É isso que veremos agora.
Como definir as estratégias no plano de marketing
A definição correta dasestratégias de marketing é importante para que a empresa possa atingir suas metas e objetivos de forma que ganhe ainda mais vantagens e dinheiro.
Uma estratégia de marketing nada mais é do que as decisões corretas que determinarão como o composto de marketing (produto, preço, praça, promoção) será utilizado simultaneamente.
O composto de marketing – 4 P’s na elaboração do plano de marketing
Para elaboraras estratégias de marketing adequadas ao seu plano, é importante que você analise cada parte do seu composto de marketing e trabalhe-a.
1 –Produto
Seu produto pode ser tanto um bem tangível (produto palpável) com um intangível (serviço). Independente de sua tangibilidade o objetivo de um produto é sempre estar de acordo com as necessidades e expectativas de seu público-alvo, mas há diversasformas de torná-lo ainda mais atrativo diante dos concorrentes.
Um detalhe muito importante a analisar quando vamos montar alguma estratégia de marketing baseada nos produtos é definir em qual ciclo de vida ele está no momento. Geralmente são quatro estágios comuns: lançamento, crescimento, maturidade e morte (ou declínio).
* Lançamento: é exatamente quando queremos lançar um novo produto ouserviço no mercado. Geralmente as vendas são lentas até haver o conhecimento do produto por parte dos consumidores. Este estágio de produto exige estratégias de marketing voltadas à promoção e propaganda.
* Crescimento: quando o produto começa a tornar-se conhecido, a demanda aumenta e a empresa deve aproveitar para focar esforços de marketing em relacionamentos com os consumidores a fim de criaruma relação de fidelidade para manter as vendas.
* Maturidade: o mercado está estabilizado, pois o produto já está saturado. É preciso investir no produto para alongar o seu ciclo de vida, pois os lucros já são menores. Como estratégias de marketing para este estágio há programas de fidelização, ofertas e diferenciações no produto para que os consumidores não percam o interesse pelo mesmo.* Declínio ou morte: sim, infelizmente um produto também morre. Isso acontece quando um novo produto é lançado para substituir um já existente. Como exemplos deste tipo de produto têm os desktops que perderam muito espaço aos notebooks, depois aos smartphones e agora as tablets. Nesta fase devem-se reduzir as despesas de promoção e marketing, pois o que valerá são as propagandas boca a boca efidelizações alcançadas ao longo do ciclo de vida deste produto (por isso que é essencial trabalhar com o produto desde o seu inicio de ciclo).
Além destas estratégias de marketing dirigidas a cada fase do produto há diversas oportunidades de crescimento:
* Ampliação do mix de produtos: você pode criar novos produtos para consolidar a marca da empresa para que o consumidor continue adquirindoprodutos seus mesmo quando algum deles não interessar mais a ele. É importante utilizar muitas promoções e descontos de preços.
* Desenvolvimento de novos produtos: outra opção é desenvolver produtos diferentes da área que já atua, ampliando sua segmentação de mercado.
* Lançamento de produtos inéditos: é a opção mais arriscada, mas não deixa de ser uma boa estratégia de marketing – vocêpode desenvolver produtos diferentes para explorar novos mercados.
2 – Preço
Um aspecto muito importante relacionado ao seu produto é o preço. É importante lembrar que ele deve ser baseado em quanto o consumidor está disposto a pagar por ele e de acordo com a renda de seu público-alvo. Lógico que você não pode desconsiderar os custos de produção, montagem, etc., mas sempre achando o ponto de...
tracking img