Como elaborar um curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ

RECURSOS HUMANOS
CURRÍCULO: ERROS E ACERTOS

BRAZ JOSÉ DOURADO JUNIOR
JÉSSICA CRISTINA DE MORAES
POLIANA CRISTINA DA SILVA
ALEX DE SOUZA SANTOS
LUCIANA DOS SANTOS PEREIRA

PEREIRA BARRETO
2012

INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades relacionadas à produção de bens ou prestação deserviços são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. A vida das pessoas depende das organizações. Algumas são proprietárias das organizações, outras são colaboradores. Os colaboradores postulam cargos dentro das organizações, a forma com que cada um fará parte de uma organização depende somente das características do indivíduo. Para se identificar tais atributos,várias são as formas, uma delas compete ao próprio indivíduo: a elaboração de um currículo.

O CURRÍCULO IDEAL
O site da revista Exame destaca que na hora de elaborar um currículo há quem invista todos os esforços no design e em atributos que atraiam os olhos do recrutador. A estratégia vale apenas para algumas poucas carreiras. Na grande maioria das oportunidades profissionais, no entanto, oque conta mesmo é o que o recrutador consegue ler nas entrelinhas dos dados que o candidato lista. Essas informações podem revelar de traços de sua personalidade a perspectivas de carreira.
Para se elaborar um currículo impecável, o candidato deve se ater a quatro itens fundamentais:
1- Nome da empresa: a empresa em que o candidato trabalhou diz muito a respeito de seu comportamento. Porexemplo, se o candidato trabalhou em uma empresa que está entre as mais agressivas e ele permaneceu por um bom tempo, pressupõe-se que o candidato sabe lidar com a pressão e consegue executar um bom trabalho sob essas situações.
2- Tempo de empresa: neste caso, muito tempo em uma companhia pode significar acomodação e, portanto um funcionário sem grandes aspirações. Pouco tempo de empresa podesignificar instabilidade, um funcionário que não “veste a camisa” da empresa.
3- Carreira: descrever atividades, projetos em que participou dentro da empresa, promoções que obteve, quais cargos ocupou, identificam um candidato proativo, comprometido com a empresa.
4- Línguas estrangeiras: descrever o tempo em que ficou em escolas de idiomas não significa diretamente que o nível do candidatoem termos de escrita, fala e leitura sejam elevadas. Ser direto sobre qual o nível que o candidato possui produz resultados mais significativos.
Da forma em que se ressalta suas qualidades, o candidato deve estar atento para não cometer gafes no seu currículo, tais como erros de português , uso de termos pouco objetivos, acrescentar informações irrelevantes e inverdades. O último item é o maisgrave, pois compromete o candidato, deixando sua credibilidade em outros pontos afetada e o exclui de qualquer processo seletivo.
A presidente do Brasil tem um currículo na plataforma Lattes, conhecida por abrigar o histórico acadêmico de pesquisadores e professores brasileiros. Em 2009, quando ainda era ministra da Casa Civil, foi descoberto que, ao contrário do que estava escrito no site (e napágina da Casa Civil na internet), Rousseff não tinha concluído o mestrado na Unicamp e nem era doutoranda em Ciências Sociais pela mesma instituição. Dilma afirmou que cursou todas as disciplinas referentes às titulações, mas não chegou a apresentar as teses necessárias. Segundo a então ministra, as informações na Plataforma Lattes (que exige CPF e senha do dono do currículo para fazer alterações)eram um equívoco e que o erro não tinha sido cometido por ela. Os dados referentes à sua pós-graduação foram corrigidos no Lattes, sem que mais explicações fossem dadas.
O atual ministro da Defesa Celso Amorim tinha um currículo na página do Itamaraty quando era ministro das Relações Exteriores. Nele estava escrito que Amorim era doutor em Ciência Política pela London School of Economics. O...
tracking img