Como elaborar pops

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LESIFAR
Laboratório Escola Semi Industrial de Farmácia
PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
DEPARTAMENTO VERSÃO ANTERIOR N° DA VERSÃO VIGÊNCIA

1/5 PGQ 001
REVISÃO

GARANTIA DE QUALIDADE Elaboração RMG 07/12/2005

Verificação RSHC 07/12/2005

00

08/12/2005 Aprovação RMG 08/12/2005

07/12/2007

1. ALTERAÇÃO

2. OBJETIVO Normatizar, padronizar,definir e fornecer as informações necessárias para a elaboração, emissão, distribuição, revisão, histórico e manutenção dos Procedimentos Operacionais Padrão disciplinando e organizando a documentação da empresa. 3. REFERÊNCIAS 3.1. Normativas RDC 210 de 04/08/2003 - Dispõe sobre a normatização técnica para a produção e controle de qualidade de medicamentos. NBR ISO IEC 17025 - Dispõe sobre osrequisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. 3.2. Complementares SINDUSFARM Manual de Treinamento para a Indústria Farmacêutica - Boas Práticas de Laboratório (BPL), São Paulo: Sindusfarm, 1998. 3.3. Cruzadas

4. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Este procedimento se aplica a todos os setores da empresa envolvidos com o desenvolvimento de procedimentos documentos elaborados pelo Sistemada Qualidade do LESIFAR.

PGQ_001_00

LESIFAR
Laboratório Escola Semi Industrial de Farmácia
PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
DEPARTAMENTO VERSÃO ANTERIOR N° DA VERSÃO VIGÊNCIA

2/5 PGQ 001
REVISÃO

GARANTIA DE QUALIDADE

-

00

08/12/2005

07/12/2007

5. RESPONSABILIDADES 5.1. Área diretamente envolvida Elaborar os procedimentos inerentes àssuas atividades, garantir que estejam atualizados com os requerimentos governamentais, políticas da empresa, etc. Proceder à revisão dos procedimentos quando houver alguma alteração, implementação, adequação e término da validade (prazo de validade expirado).

5.2. Unidade de Garantia da Qualidade Verificar concordância e cumprimento dos procedimentos junto aos setores envolvidos e aprovar combase nas legislações vigentes. Garantir que os colaboradores envolvidos nas atividades descritas nos procedimentos, estejam devidamente preparados e treinados para a execução correta das tarefas. Garantir a atualização dos procedimentos com o registro das emissões/ocorrências (armazenamento de arquivos físicos e eletrônicos, etc). Garantir a substituição e distribuição de cópias controladas ecancelamento de procedimentos substituídos no ato de nova emissão.

6. DEFINIÇÕES E SIGLAS POP UGQ SQ Procedimento Documento Registro Folha/Total de folha Número Procedimento Operacional Padrão Unidade de Garantia da Qualidade Sistema da Qualidade - Gerencia a implantação e manutenção de normas da Qualidade em uma Empresa. Forma especificada de executar uma atividade. Podem ser chamados deprocedimentos escritos ou de procedimentos documentados. Informação e meio no qual ela está contida. Documento que apresenta resultados obtidos os fornece evidências de atividades realizadas. Número de página e total de páginas do documento. Número seqüencial do documento de acordo com o código de controle da UGQ do LESIFAR.

7. MATERIAIS Não aplicável.

PGQ_001_00

LESIFAR
Laboratório Escola SemiIndustrial de Farmácia
PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
DEPARTAMENTO VERSÃO ANTERIOR N° DA VERSÃO VIGÊNCIA

3/5 PGQ 001
REVISÃO

GARANTIA DE QUALIDADE

-

00

08/12/2005

07/12/2007

8. PROCEDIMENTO 8.1. Redação Descrever as ações numa seqüência lógica e cronológica. A redação dos procedimentos é feita pelo profissional que mais realiza a atividades.Todos os procedimentos devem apresentar os campos de 1 a 9 em letras maiúsculas e em negrito como definido neste documento. 1. Alteração: qual a alteração realizada e o motivo. 2. Objetivo: descreve em linguagem simples, clara, e de forma sucinta a finalidade do procedimento. 3. Referências: normas, portarias, resoluções, decretos, publicações internas e externas a que se refere o procedimento. 4....
tracking img