COMO DAR AO PROFESSOR ASAS PARA VOAR

2028 palavras 9 páginas
COMO DAR AO PROFESSOR ASAS PARA VOAR?

Ana Betina Goetze (Instituto Superior de Educação Ivoti)
Diego Santana de Freitas (Instituto Superior de Educação Ivoti)
Kymhy Hendges Mattjie Amaral (Instituto Superior de Educação Ivoti)
Micheli Kuhn Rohleder (Instituto Superior de Educação Ivoti)
Natana Leuck (Instituto Superior de Educação Ivoti)
1 INTRODUÇÃO
Uma borboleta é um pequeno ser que fica muito tempo preso dentro de um casulo, amadurecendo e esperando o momento certo de despertar, mostrar toda sua beleza e alçar voos lindos durante um único dia de vida. Enquanto uma borboleta espera, matura e nasce, várias outras também vão realizando este mesmo processo, repetindo o nascer e o renascer desse ciclo vital. Assim também é o processo da formação de um professor. Ele começa aos poucos, descobre, conhece, alça pequenos voos, volta ao casulo e vai aos poucos maturando. Não é um processo fácil, exige tentativas, fracassos, medos e recomeços.
Com este pensamento o Projeto de Iniciação a Docência de Língua Portuguesa, “Retratos e Relatos”, é executado. O grupo que constitui este ramo do projeto no Instituto Superior de Educação Ivoti é constituído por 10 estudantes, com idades entre 17 e 55 anos e experiências diversificadas ou nulas em sala de aula. Universitários das Licenciaturas de Português e Português/ Alemão, que semanalmente são instigados a perceber a vivacidade que esta área profissional tem e assim influenciados, mostram para seus alunos o quanto as letras também podem ter vida. Não só em textos, poesias, livros, jornais e revistas, mas também em sonhos e em olhares diferenciados. Por este motivo intitulamos nosso grupo de “Letras Vivas”.
Os discentes atuam em duas escolas estaduais com adolescentes entre 12 e 18 anos de classe baixa, moradores de Ivoti e região. Os objetivos nas duas instituições são diferentes. Na instituição 1, queremos mostrar aos alunos que eles podem e devem sonhar e assim, melhorar a sua situação de vida. Já na instituição 2, temos

Relacionados

  • Ciencias
    9890 palavras | 40 páginas
  • Frases
    45945 palavras | 184 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • Livro
    379645 palavras | 1519 páginas