Como criar uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém
Gestão de Empresas
Direito Comercial

Irresistíveis e Aliados
Bolos e Doçarias

Docente: Professor Júlio Camelo
Discente: Célia Tavares
Nº 090117073, 2º Ano, Turma A

Questões
1. A firma que escolheu reflete a atividade da sociedade ou achou necessário algum acrescento? Em caso afirmativo, indique qual.
A firma que escolhi,Irresistiveis e Aliados, reflete a atividade sem ter sido necessário algum acrescento ao fim de decidir de que a minha firma estaria direccionada para o mundo dos doces sendo tão apetecido por muitos e por vezes os nossos melhores aliados.

2. Em relação ao contrato que escolheu, indique as cláusulas (com o número e respetiva epígrafe) que a lei não exige.
As cláusulas que a lei não exige no contrato dasociedade, segundo o art. 9º e 199º do Código das Sociedades Comerciais são os art. 6º, 7º, 8º, 9º e 10º.

3. Qual foi a sua entrada em espécie e que documentos foram necessários em relação a ela?
A minha entrada em espécie foi um bem móvel, um automóvel. Os documentos que foram necessários foram: o Título de Registo de propriedade, o Livrete e o relatório do ROC.

4. Em relação ao sóciopessoa singular que documentos entregou ou exibiu nos serviços da empresa na hora?
BI, carta de condução, cartão de contribuinte, BI. Os documentos acima descritos não têm de ser entregues, basta serem mostrados no Balcão Empresa na Hora na altura em que a empresa é criada. Servem apenas como comprovativos de identificação.

5. Em relação ao sócio, sociedade por quotas, indique que documentosforam entregues ou exibidos?
Desde 2006, qualquer Sociedade por Quotas encontra-se registada na base de dados Sircom (Sistema Informático do Registo Comercial), como tal, na altura que irá criar a nova sociedade não será necessário mostrar qualquer documento. Mas, de qualquer forma, a Certidão Comercial (em suporte de papel ou na Internet através do Código da Certidão Permanente) serviria para oefeito.

6. O que se passou em relação à entrada em dinheiro da sociedade sócia?
O dinheiro terá de entrar na conta da sociedade até ao final do ano em que esta foi criada. Neste caso, o dinheiro terá de entrar até ao final do ano 2011.

7. O contrato de sociedade foi assinado por quem, onde e o que se passou em relação às assinaturas?
O contrato da sociedade foi assinado por todos os sócios, noBalcão Empresa na Hora. As assinaturas tiveram de ser reconhecidas no Balcão.

8. O que se passou em relação aos Serviços das Finanças?
Os sócios têm um prazo de 15 dias, a contar do dia em que criam a sociedade no Balcão Empresa na Hora, para dar entrada nas Finanças do inicio da actividade.

9. O que se passou quanto ao registo da sociedade?
A partir do momento em que o registo dasociedade é feito esta passa a ter carácter efectivo, podendo assim começar a exercer a sua actividade. Passa a configurar também na base de dados Sircom (Sistema Informático do Registo Comercial).

10. A partir de que momento a sociedade adquire personalidade jurídica?
A partir do momento em que é criada no Balcão Empresa na Hora.

11. A propósito da elaboração do seu trabalho, tem algum episódio,dificuldade, etc., que queira expor?
Durante a elaboração do trabalho senti mais dificuldade da resolução das respostas às perguntas, algo que foi ultrapassado após me ter dirigido a um posto em Almeirim tirando assim todas as minhas dúvidas.

Quais os passos a percorrer para que possamos constituir sociedade?

Escolher uma firma Pré-Aprovada
A primeira coisa a fazer após o acesso ao sitehttp://empresanahora.pt ou ir directamente ao balcão da empresa na hora, é consultar a lista de firmas pré-aprovadas e escolher o nome da firma que iremos criar.

Seleccionar um pacto social Pré-Aprovado
Após ultrapassar o primeiro passo há que optar por um dos pactos disponíveis online ou nos balcões da “empresa na hora”. O Trabalho a elaborar tem por base uma sociedade por quotas, por...
tracking img