Como construir um texto juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como construir um texto jurídico
Temos para tirar uma noção do assunto em questão, um artigo explicativo, de como proceder e transmitir nossa idéia no documento, a ser lido/ouvido por umpublico alvo, defendendo ou acusando a questão em si, sendo esta a nossa tese. Utilizando um texto feito por um aluno do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –Unidade Betim, recolhido da pesquisa “A argumentação e discurso jurídico”, desenvolvida em 1999, por estudantes do Curso de Letras daquela Universidade, ainda mostrando os critérios usados porPerelman, Olbrechts-Tyteca, Menezes, Viana e Garcia, para alinhar o raciocínio que deveremos ter em nossas peças.
Este contexto, nos da certa explicação de como devemos construir nosso discursojurídico, a usar nossas argumentações e nos impor em nossa estratégia que vai ser confirmado em nossa escrita. Quando formos montar nossa peça, temos que nos direcionar nos fatos, argumentospré estabelecidos, tendo também uma direção de defendermos nosso ponto de vista, sem deixar brechas para que causem duvidas na cabeça do leitor/ouvinte.
Deste modo no trecho usado como exemplovemos facilmente que o autor deixa muitos pontos em questão causando muitas duvidas a respeito da defesa de sua tese. Colocando alguns fatos subjetivos, que não deixam clareza na sua intenção,facilmente levado para outros pontos, deixando passar a causa principal de seu assunto.
Nossa argumentação tem que causar um efeito nos leitores/ouvintes, fazendo que suas idéias do assuntosejam previamente derrubadas com nossos argumentos, inserindo nelas o convencimento de que a nossa tese esta certa. Assim, podemos dizer, para um texto argumentativo jurídico, nossas intençõesna escrita têm que ser exatamente objetiva, para não deixar que nenhum argumento utilizado leve ao ouvinte/leitor a criar outras idéias ou duvidas fora da questão analisada no momento.
tracking img