Como construir um empreendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como construir um empreendimento bem-sucedido
“Trabalhar o seu negócio, e não em seu negócio”.
 Michael E. Gerber
(O Mito do Empreendedor)
Um grande desafio para novos e antigos escritórios jurídicos, para as escolas de Direito que precisam atualizar seus currículos ajudando os alunos a ingressar no mercado, e até para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade que congrega osoperadores do direito e se preocupa com o sucesso de seus associados, é responder a seguinte pergunta: como criar um plano de negócios para tornar os escritórios de advocacia um empreendimento de sucesso?
Vamos topar este desafio e apresentar um plano básico, mostrando o que tem de estar presente neste modelo, para viabilizar um empreendimento. É preciso dividir o processo em etapas, e mostrar aoadvogado que existe uma estratégia para cada etapa, com o objetivo de tornar seu escritório uma organização lucrativa e uma fonte de prazer pessoal e realização profissional.
Mudança de postura do profissional
O advogado não acorda um belo dia e resolve tornar-se um homem de negócio. Ao contrario, primeiramente ele precisa realizar um mudança comportamental e alterar a forma de encarar a profissão queabraçou. Não basta ser apenas um técnico competente, é preciso desenvolver outras áreas de interesse e novas formas de interagir como o mercado. Algumas mudanças necessárias são:
* Além de um técnico, ele necessita também se tornar Gestor e Empreendedor.
* Precisa desenvolver competências como comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, habilidade de negociação, capacidade detrabalho em equipe, criatividade e conhecimento do mundo dos negócios.
* Deve orientar o escritório para uma área do Direito que melhor represente suas aspirações pessoais e profissionais, e que esteja de acordo com suas habilidades e competências naturais. É fundamental descobrir qual área melhor desperta sua “paixão pela profissão”.
Estratégia organizacional
Elabore um  organograma funcionaldo negócio, colocando nele os setores que deverão ser administradas quando o empreendimento estiver funcionado “a todo vapor”. Muitos escritórios se organizam em torno de pessoas, em vez de se organizarem em torno de funções, desta forma as responsabilidades não ficam bem definidas e isto pode resultar em conflitos.
Sem um organograma, as coisas vão depender da sorte, de um ótimorelacionamento, da boa vontade e da personalidade de cada sócio. Infelizmente, estes ingredientes não são os melhores atributos para um empreendimento de sucesso, ao contrario, é a receita para o caos e o desastre.
Vejamos o exemplo de um organograma básico. Digamos que três profissionais se associaram e resolveram batizaram seu escritório com o sobrenome dos sócios, chamando-o de “Ferreira, Fontes, Silva eAdvogados Associados”. Após reunião, onde analisaram a experiência de cada um e suas aptidões pessoais, decidiram a seguinte divisão de responsabilidade.
* Diretor Presidente – Sócio Ferreira, responsável pela realização global dos objetivos estratégicos.
* Diretor de Marketing – Sócio Fontes, responsável pela busca de clientes e promoção da marca.
* Diretor de operações – SócioSilva,  responsável pelo gerenciamento dos processos judiciais e contratos dos clientes.
* Diretor financeiro – Sócio Ferreira, responsável pelo gerenciamento financeiro.
Elabore um Organograma funcional básico representando esta divisão de responsabilidades.
Após a divisão de funções, os sócios podem celebrar um contrato formal entre si, assumindo cada um suas responsabilidades, sendo que o sócioFerreira, além da função de Diretor presidente, ficou com a função de diretor financeiro.
Em seguida poderão expandir o organograma em mais níveis, para incluir outras funções que deverão ser exercidas, no futuro, por eles mesmos e também por colaboradores, estagiários, recepcionistas, etc.
Estratégia de marketing
A pergunta é a seguinte: como conquistar continuamente clientes, de forma...
tracking img