Como construir parcerias estáveis e duradouras entre a abefi – unidade ação encontro e os diversos entes da sociedade parceiros?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Esse trabalho aplicativo de conclusão de curso teve por objetivo estudar a gestão e as parcerias e alianças estratégicas estabelecidas entre a ABEFI – Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial e organizações do setor privado. A ABEFI é uma entidade sem fins lucrativos, localizada na Vila Palmeira, Bairro Santo Afonso, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Exerce atividades de apoiosocial, educacional, esportivo e cultural à comunidade onde está inserida.
Para atender aos objetivos do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os gestores da entidade e aplicado questionário a cidadãos e empresários da cidade de Novo Hamburgo.
Desta forma, foram estudados os conceitos de redes, alianças e parcerias estratégicas além de estudar a situação da iniciativa emrelação a esses conceitos e oferecer sugestões de melhoria no processo.

Palavras-chave: Redes.Alianças.Parcerias.Gestão estratégica.

INTRODUÇÃO

Este estudo trata da Unidade Ação Encontro da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (ABEFI) considerando os aspectos relacionados à gestão da sustentabilidade da entidade e a efetividade de suas parcerias e alianças estratégicas.Vive-se uma época na qual o sucesso de uma organização depende do sucesso de seu entorno. Para que uma empresa prospere ela precisa ser útil à comunidade em que está inserida. Para que o Estado invista na saúde, educação, obras, entre outros, precisa da arrecadação de impostos; a indústria e o comércio, por sua vez, para arrecadarem impostos precisam vender, para isso contratam empregados que irãoconsumir produtos e serviços. Assim a economia gira desde o setor primário gerando emprego e renda. Na busca pela sobrevivência, o desenvolvimento de parcerias tem sido a alternativa mais viável entre empresas com fins lucrativos entre si, entre estas e empresas do terceiro setor, entre o Estado e o setor privado e/ou terceiro setor.
Além de órgãos do governo, um número crescente de empresas, têmadotado acordos e parcerias com organizações do terceiro setor, como ação estratégica para cumprir com sua responsabilidade social corporativa e concretização de suas respectivas missões. O sucesso dessas ações, porém, depende dos componentes e fatores que permeiam sua implementação.
O estudo de seus resultados nas comunidades envolvidas se torna elementar tanto para a manutenção quanto para ocrescimento desses acordos.
Durante a vivência na residência social - RS, observou-se que a ABEFI – Unidade Ação Encontro dispõe de amplo espaço físico, amplas instalações de cozinha e padaria, além das salas destinadas às oficinas. Além da estrutura física confortável, as pessoas envolvidas nos projetos, tanto assalariados, quanto voluntários, demonstram envolvimento e compromisso com a missãoda entidade, conforme Relatorio de Residência Social apresentado em 16/04/2011.
Em função disso, os resultados na comunidade envolvida são visíveis, tais como a crescente interação entre as escolas do entorno, aumento do rendimento escolar dos alunos e a conseqüente redução da repetência e evasão escolar. Destaca-se ainda o crescimento do índice de empregados e trabalhadores autônomos; controleda natalidade e sua consequente redução, bem como da diminuição da criminalidade, entre outros.
A comunidade de Vila Palmeira, em Novo Hamburgo/RS, onde está localizada a Unidade Ação Encontro da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (ABEFI), é composta atualmente por quase cinco mil famílias. Grande parte delas depende do Auxílio Bolsa Família. Nesse contexto, a ação de entidades deapoio assistencial na área da saúde, alimentação e moradia são imprescindíveis. Paralelamente, torna-se fundamental o apoio educacional, esportivo, cultural e profissional, quando se pensa no desenvolvimento sustentável da comunidade. Essa aculturação no decorrer do tempo tem resultado na crescente demanda pelas ações da entidade a cada ano.
Considerando sua missão: “Oportunizar promoção...
tracking img