Como construir marcas fortes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO CONSTRUIR MARCAS FORTES |
|
|
|

|
|
Transcrisão do vídeo aula do professor Philip Kotler sobre construção da identidade de uma marca.

Compradores podem escolher entre múltiplos vendedores. Aqueles que os compradores não sabem que existem imediatamente desaparecerão de seu consciente, mesmo que só o nome do vendedor seja conhecido, isso não ajudará muito. O compradordeve reconhecer o significado da marca. 
No outro extremo estão os vendedores cujos nomes todos conhecem e respeitam. Na verdade, as dez melhores marcas do mundo são a Coca-Cola, Marlboro, Nescafé, Kodak, Microsoft, Budweiser, Kellog´s, Motorola, Gillette e Bacardi. 
Meu nome é Philip Kotler, sou professor de marketing na Escola Kellogg de pós-graduação em marketing da Northwestern University. Venho estudando marketing há vários anos, tanto seus aspectos científicos como seu emprego na prática e seu lado artístico e quero compartilhar com vocês algumas das coisa que estão acontecendo hoje em um mercado competitivo. 

MARKETING TOTAL – A ARTE DE DESENVOLVER UMA MARCA 

O problema do vendedor é passar de desconhecido para uma marca muito conhecida na mente do mercado-alvo. Isso exigirámuito investimento mas valerá a pena a longo prazo. As duas etapas são o posicionamento em termos de valor e depois o desenvolvimento da marca. O problema da companhia é criar uma posição para a sua marca na mente do cliente. É assim que ele saberá o que você representa, o que você promete e o que ele pode esperar de você. Mas a imagem da marca é influenciada por outros fatores além do seutrabalho na empresa, na área que chamamos de identidade da marca. Por exemplo, a imagem da marca também é afetada pela experiência do cliente. Ela será afetada pelos comentários das pessoas. Assim, sua marca ocupará uma posição na mente do cliente e sua tarefa é fazer com que seja a posição correta para você. A marca de uma companhia precisa prometer algo e oferecer algum benefício. Damos a isso o nomede posicionamento em relação ao benefício. Há uma diferença entre benefícios genéricos e específicos. Por exemplo, na área de benefícios genéricos, Michael Porter, professor da Harvard há alguns anos sugeriu às empresas que existem três benefícios genéricos que poderiam prometer aos clientes: um produto diferenciado, um produto de baixo custo ou um produto especializado, destinado a um nicho. Foia abordagem de Porter em relação aos benefícios. Há outra abordagem que gostaria de comentar em relação ao posicionamento amplo do produto. Recentemente, dois consultores, Michael Treacy e Fred Wiersema escreveram um livro chamado “Disciplina dos líderes de mercado” no qual argumentam que uma firma pode escolher entre três posições. A primeira poderia ser a liderança do produto. Essa seria umacompanhia como a Nike, a Glaxo e outras que se estabelecem como as empresas que criam a nova onda dos produtos. Elas estão sempre a frente em termos de tecnologia. A outra posição disponível é denominada de posição baseada na excelência operacional, que é adotada por uma empresa que quer ser muito coerente e confiável. Ela talvez não seja a líder em produtos, mas pode-se confiar no seu desempenho. Umbom exemplo de empresa operacionalmente excelente seria a McDonald´s ou a Federal Express. Há uma terceira posição genérica denominada “intimidade com o cliente”. Ela é adotada por companhias que pretendem atender a todas as necessidades dos seus clientes, que querem responder logo às suas necessidades e manter um relacionamento íntimo com seus clientes. Exemplo seria a Home Depot, uma loja quevende material de construção. Quando alguém compra canos, tintas, material elétrico na Home Depot eles fazem o possível para indagar o que a pessoa quer e ajudá-la a encontrar o que precisa. Essa firma cultiva a intimidade com o cliente. Seria ótimo se uma empresa pudesse ser a melhor nas três áreas. Se ela pudesse ser a líder em produtos, operacionalmente excelente e ter intimidade com os...
tracking img