Como chamar pessoas que tem deficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como chamar as pessoas que têm deficiência?
Romeu Kazumi Sassaki
Citação bibliográfica SASSAKI, Romeu Kazumi. Como chamar as pessoas que têm deficiência? Revista da Sociedade Brasileira de Ostomizados, ano I, n. 1, 1° sem. 2003, p.8-11.

Em todas as épocas e localidades, a pergunta que não quer calar-se tem sido esta, com alguma variação: “Qual é o termo correto - portador de deficiência,pessoa portadora de deficiência ou portador de necessidades especiais?” Responder esta pergunta tão simples é simplesmente trabalhoso, por incrível que possa parecer. Comecemos por deixar bem claro que jamais houve ou haverá um único termo correto, válido definitivamente em todos os tempos e espaços, ou seja, latitudinal e longitudinalmente. A razão disto reside no fato de que a cada época sãoutilizados termos cujo significado seja compatível com os valores vigentes em cada sociedade enquanto esta evolui em seu relacionamento com as pessoas que possuem este ou aquele tipo de deficiência. Percorramos, mesmo que superficialmente, a trajetória dos termos utilizados ao longo da história da atenção às pessoas com deficiência, no Brasil.

ÉPOCA No começo da história, durante séculos.

TERMOS ESIGNIFICADOS

VALOR DA PESSOA Aquele que tinha deficiência era tido como socialmente inútil, um peso morto para a sociedade, um fardo para a família, alguém sem valor profissional. Outros exemplos: “Servidor inválido pode voltar” (Folha de S. Paulo, 20/7/82). “Os cegos e o inválido” (IstoÉ, 7/7/99). Foi um avanço da sociedade reconhecer que a pessoa com deficiência poderia ter capacidaderesidual, mesmo que reduzida. Mas, ao mesmo tempo, considerava-se que a deficiência, qualquer que fosse o tipo, eliminava ou

“os inválidos”. O termo significava “indivíduos sem valor”. Em pleno século 20, Romances, nomes de ainda se utilizava este termo, instituições, leis, mídia e embora já sem nenhum outros meios mencionavam “os inválidos”. Exemplos: “A sentido pejorativo. reabilitação profissionalvisa a proporcionar aos beneficiários Outro exemplo: inválidos ...” (Decreto federal nº 60.501, de 14/3/67, dando “Inválidos insatisfeitos com lei relativa aos ambulantes” nova redação ao Decreto nº (Diário Popular, 21/4/76). 48.959-A, de 19/9/60). Século 20 até ± 1960. “Derivativo para incapacitados” (Shopping News, Coluna Radioamadorismo, 1973). “Escolas para crianças incapazes” (Shopping News,13/12/64). Após a I e a II Guerras “os incapacitados”. O termo significava, de início, “indivíduos sem capacidade” e, mais tarde, evoluiu e passou a significar “indivíduos com capacidade residual”. Durante várias décadas, era comum o uso deste termo para designar pessoas com deficiência de qualquer idade. Uma variação 1

Mundiais, a mídia usava o termo assim: “A guerra produziu incapacitados”,“Os incapacitados agora exigem reabilitação física”.

foi o termo “os incapazes”, que significava “indivíduos que não são capazes” de fazer algumas coisas por causa da deficiência que tinham.

reduzia a capacidade da pessoa em todos os aspectos: físico, psicológico, social, profissional etc.

“os defeituosos”. O termo significava “indivíduos com deformidade” (principalmente “Criançasdefeituosas na Grã- física). Bretanha tem educação “os deficientes”. Este termo especial” (Shopping News, significava “indivíduos com 31/8/65). deficiência” física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla, No final da década de 50, foi que os levava a executar as funções básicas de vida fundada a Associação de (andar, sentar-se, correr, Assistência à Criança escrever, tomar banho etc.) de Defeituosa –AACD (hoje uma forma diferente daquela denominada Associação de como as pessoas sem Assistência à Criança deficiência faziam. E isto Deficiente). começou a ser aceito pela sociedade. Na década de 50 surgiram as “os excepcionais”. O termo primeiras unidades da significava “indivíduos com Associação de Pais e Amigos deficiência intelectual”. dos Excepcionais - Apae.

De ± 1960 até ± 1980.

A...
tracking img