Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.

1685 palavras 7 páginas
Matriz de atividade individual* Módulo: 1 e 2
Atividade: 1- Individual
Título: como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Aluno: Barbara Cassola Fernandes dos Santos
Disciplina: Gestão Projetos
Turma:36 – abril 2014
Introdução

Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma clara e objetiva uma base para a implantação da filosofia do gerenciamento de projetos nas organizações de pequeno a médio porte, abordando as principais etapas de gerenciamento conforme PMBOK®.

Introdução
Durante a história da humanidade enxergamos casos de sucesso de projetos e que poderiam não ter o mesmo resultado se não fossem planejados de maneira correta. Exemplos como Construções dos Templos Romanos, as pirâmides no Egito, o Zigurate de Ur no Iraque – descrito como torre gigantesca semelhante à de Babel descrita pela Bíblia, são importantes monumentos que podem representar a necessidade de estruturação para realização com sucesso de um projeto.

No entanto, estes monumentos foram finalizados atendendo o sucesso desejado por seus sonhadores? A Qualidade foi atendida? Os projetos terminaram dentro dos prazos? E o custo? Gastaram mais do que deveriam? Na verdade não temos registros suficientes para entender o planejamento de cada projeto e o seu resultado individualmente. Bem, se o gerenciamento de projetos estruturado como atualmente tivesse feito parte destes trabalhos, com certeza hoje teríamos estas respostas.

Apesar do gerenciamento de projetos existir a muito tempo, somente em 1950, com o projeto Polaris do governo norte-americano houve uma integração de técnicas e metodologias para lidar com complexidades administrativa, técnica e gerencial, tornando-se um marco para o gerenciamento de projetos.
Segundo o PMI®, “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo“. E, olhando por este prisma, toda organização independente do

Relacionados