Como as gigantes caem - jim collins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto retirado do Livro: Como as Gigantes Caem, Jim Collins, retrata como grandes corporações podem falhar na gestão da empresa. Após anos de pesquisa com diversas empresas famosas que passarampor situações de declínio, e identificando pontos em comum, Collins traça um panorama que analisa como o fracasso pode ser percebido através de um mapa contendo, com diversos estágios de declinío.Collins então detecta cinco estágios que podem levar uma empresa ao fracasso, e menciona informações importantes que a organização precisa analisar e avaliar constantemente para que possa identificarqualquer indício de declínio.
Após diversas análises Collins ressalta que mesmo identificando estágios de declínio, não significa que a empresa não pode se reerguer, mas mostra que muitas nãoconseguiram identificar inicialmente os estágios para que pudesse controlar a possível falência.
Aborda ainda as seguintes questões: quais são as causas mais comuns? Se é possível reconhecê-las comantecedência? Como e até quando é possível revertê-las? Em que momento o declínio é inevitável?
No modelo de declínio apresentado em cinco estágios, os pesquisadores ressaltam ainda que existem maismaneiras de cair do que se tornar excelente e que também é possível cair sem seguir o modelo à risca. Mas o mapa não pretende apenas mostrar que as organizações terão como fim o declínio, e sim que estaspossam identificar o quanto antes se estão no caminho de falência, e o que pode ser feito para reverter o caminho.
Os estágios abordam, excesso de autoconfiança, onde o sucesso passado não é garantiade um futuro brilhante. Busca indisciplinada pelo crescimento, onde geralmente o CEO procura correr para todos os lados,pois se sente inseguro aos seus antecedentes, quando as organizações crescemmais rapidamente do que preenchem vagas de pessoas que podem comandar o crescimento da empresa. Negação e Risco, onde os resultados são negligenciados e os problemas são atribuídos aos problemas de...
tracking img