Como aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS ECONÔMICAS

JOSE TENÓRIO DOS SANTOS NETO
SEMINÁRIO TEMÁTICO

Curso de Economia Ufal,
Professor Luiz Antonio Palmeira Cabral

Como aprender
Aprender é uma arte que acompanha a vida, o indivíduo aprende pelas necessidades que a vida lhe proporciona. As dificuldades encontradas na aprendizagem está diretamente associada a necessidade daquilo que se quer aprender.Aprendi com o estudo do tema “como aprender” de Carlos Tasso Eira De Aquino, que não basta senta-se numa cadeira numa sala de aula e ficar ouvindo um(a) professor(a) por aproximadamente uma hora.O processo de aprendizagem começa com envolvimento naquilo que se quer, fazendo descobertas e avançando no conhecimento daquilo que é captado, é como uma criança que começa imitando os adultos aoseu redor, e com as repetições, ela toma aquilo para si e então começa a fazer sozinha sem mais precisar de um adulto para imitar.
Por que aprender? É uma boa pergunta. Vou dar um exemplo prático, dê um computador uma pessoa que não sabe nada de informática, depois você ver o resultado. Somente pelo motivo de estarmos em um mundo globalizado já é uma boa resposta. Vivemos aprendendoconstantemente. O autor enfoca este assunto levando à reflexão, de como a vida exige das pessoas um constante aprendizado em busca do sucesso. Ou, por outro lado, em poucas palavras, “ficam para trás”.
Com a educação continuada, o autor reforça a tese de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender. E descarta o ditado “não se pode ensinar truques novos a cachorro velho”. É na educaçãocontinuada, “LIfelong Learning” tem um visão de oportunidades de aprendizagem para pessoas de todas as idades, em qualquer situação: em casa, no trabalho, viajando, praticando esportes, etc. e não somente na educação formal como da educação infantil à superior. Mais uma vez volto o exemplo da criança que aprende em todos os contextos, e principalmente brincando.
A aceleração científica etecnológica levou a necessidade de uma educação continuada, aliás, é segundo o autor, um dos maiores motivos para o “LIfelong Learning”. Devido o que se aprende somente na educação formal, (ensino fundamental, médio e superior) ser insuficiente para o o sucesso em carreira que durem três ou quatro décadas. Com base neste contexto, podemos observar os editais de concursos públicos, para carreirassuperiores, por exemplo, a maioria pede nível além da graduação na área. E até muitos de nível médio pedem experiência, e esta experiência pode ser chamada de educação continuada.
Procurar atualizar-se é fundamental para o crescimento, intelectual, profissional, e até mesmo como individuo. Eu sempre busco atualizar-me, estudei eletrônica básica, e dentro deste contexto veio a necessidadede aprender informática, também aprendi um pouco de informática. No entanto, a velocidade no avanço da tecnologia exige atualização constante, os meios de comunicação são uma porta aberta à informação. Contudo, um olhar crítico sobre a informação para se evitar as distorções, é um modo de refinar o que se capta.
Tanto na universidade como na vida profissional, busco melhorar meudesempenho fazendo melhor aquilo que me é devido. Como universitário, apesar de ser o primeiro contato com um mundo acadêmico, (primeiro semestre), procuro valorizar os momentos de discussão, as palestras, os trabalhos em grupo.Sendo uma maneira eficaz na aprendizagem. Não desprezando ou valorizando a maneira tradicional de ensino.
Respondendo as questões reflexivas propostas pelo texto, naspróximas décadas as empresas não serão as mesmas de hoje. Num mundo cada vez mais competitivo e exigente, acompanhar o desenvolvimento é fundamental. Organizar-se de acordo com as exigências do mercado e preparar seus colaboradores pra tanto.
A forma como aprendo hoje, não mudou muito de quando eu era criança, o que mudou foi a disposição, a organização do tempo, os meios usados na...
tracking img