como aprender a aprender na faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1327 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: MÉTODO, ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS.

1.1 APRENDER A APRENDER NA FACULDADE
Quem acaba de ingressar numa faculdade precisa ser informado sobre a maneira de tirar o máximo proveito do curso que vai fazer. Em primeiro lugar, o calouro vai perceber que muita coisa mudou em comparação àquilo que ele estava acostumado. No curso médio os alunos andam uniformizados, não podem fumar norecinto escolar e as classes são bastante homogêneas, enquanto na faculdade nada disso acontece. Como as classes do curso são de formação heterogênea os programas não apresentam dificuldades iguais para todos.
Quem acaba de entrar para a faculdade percebe que muita coisa mudou, especialmente na responsabilidade, na autodisciplina e na maneira de conduzir sua vida de estudos. Muitos calourosconfessam que aprenderam muita coisa, mas que nunca aprenderam a aprender. Quem reconhece a própria carência já deu o passo mais importante para se dispor a tomar o remédio adequado.
Fazer um curso superior não é ouvir aulas para conseguir adivinhar testes, mas instrumentar-se para o trabalho cientifico. Nesse sentido terá realizado um bom curso superior não tanto aquele que for capaz de repetir o queaprendeu, mas aquele que, diante de problemas completamente novos tiver nível e método para compreender uma pesquisa séria e profunda.


1.2 TEMPO PARA ESTUDAR
O progresso é, em parte, uma luta contra ponteiros do relógio. O primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a vida de maneira a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento possível do seutempo.
É preciso descobrir tempo. Tempo para frequentar as aulas dos diversos cursos, e tempo para os estudos particulares. Se procurarmos, o tempo aparecerá.

1.3 PARA DESCOBRIR TEMPO
A maneira mais prática de descobrir ou fazer aparecer o tempo consiste em tomar uma folha de papel, anotar os diversos dias da semana em linha horizontal e os diversos afazeres em linha vertical; registrar depois,na coluna de cada dia da semana, as horas plenas e os possíveis espaços ociosos.
Não basta descobrir tempo: é necessário desenvolver técnicas para tornar qualquer tempo produtivo. Quanto menos tempo tivermos, mais motivados deveremos estar para aproveitá-lo ao máximo.

1.4 PROGRAMAR A UTILIZAÇÃO DO TEMPO
Não basta determinar, ao longo da jornada, espaços para estudar. É preciso quese determine o que estudar em cada horário de maneira programática, embora se alterem planos em determinadas circunstâncias ou se façam remanejados periódicos, ou se deixem alguns horários opcionais.
Esta exigência não deve parecer excessiva ou utópica. A programação do que fazer em cada horário evita vacilações, indecisões, adiantamentos; evita, exatamente a perda de tempo reservado ao estudo, ousua má utilização. A perseverança no cumprimento do programa é o maior problema. Geralmente, nosso tempo é pequeno, mas o pior é que o pequeno espaço de tempo se converte em nada pela falta de perseverança.

1.5 HORÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A AULA
O estudante deverá ler previamente a matéria que será desenvolvida durante a aula, por uma série de razões, em primeiro lugar, essa literaturaserá feita em poucos minutos e aumentará o rendimento das várias horas de aula que o professor utilizará para seu desenvolvimento em classe. Além disso, essa leitura prévia permitirá que se assinalem à margem do texto, com simples sinal de interrogação, problemas que exigirão entendimento durante a aula. Estas anotações permitirão uma espécie de regulagem da atenção. Outra razão para a leituraprévia do assunto a ser desenvolvido em classe é a qualidade dos apontamentos e das anotações.
Não deve restar dúvida sobre a importância de se reservar no próprio horário de estudo espaço suficiente para a leitura prévia dos assuntos de aula. Essa leitura, que poderá ser feita em poucos minutos, determinará melhor rendimento durante as aulas.

1.6 HORÁRIO DAS REVISÕES DAS AULAS
Não...
tracking img