Como aplicar o 5w2h

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O estabelecimento

O estágio foi realizado na edilidade Cidade dos Meninos, uma instituição filantrópica situada na região do ABC. O local possui vasta infraestrutura, como extensão e aproveitamento da área territorial, posicionamento dos prédios que subdividem o estabelecimento de acordo com as áreas atendidas, manutenção do local, organização criteriosa do organograma e funcionáriosengajados com a missão social da instituição.
O núcleo atende a berçário e Educação Infantil, possui o Centro de Convivência da terceira idade, o Centro de Profissionalização, e o Centro da Juventude, local onde o estágio foi realizado.


O cotidiano


O Centro da Juventude recebe as crianças em horário inverso ao da escola. Este estágio de observação direcionou-se àscrianças que ficam no Centro no período da tarde. Foram dezesseis horas de observação de crianças com idades de seis a onze anos.
Estas crianças comportam duas salas. Uma acomoda vinte e seis crianças entre seis e oito anos; outra, dezesseis crianças entre nove e onze, salas 1 e 2, como serão indicadas neste relatório. Há um cronograma a ser seguido em que se estabelece horário de almoço,cumprimento da lição de casa determinada pela escola, atividades extras, como natação, música e percussão, em dias alternados, lanche, no qual já é oferecido jantar, atividade livre, e saída.
Na sala 1, há crianças que cursam entre 1ª à 3ª série do Ensino Fundamental I. Segundo a educadora, algumas ainda não são alfabetizadas. Na sala 2, as crianças estão nas 3ª e 4ª séries.
As educadorasauxiliam as crianças nos deveres de casa solicitados pela escola. Também propõem atividades que abordam conteúdos gerais. Em Língua Portuguesa, são oferecidas atividades que trabalham vocabulário, ortografia, acentuação. Em Matemática, os exercícios referem-se às operações básicas. No momento de atividade livre, as crianças podem escolher com que brincar dentre os jogos e brinquedos da sala.As observações
Brainstorming


É nítido o comprometimento de toda a equipe pedagógica. Há cumplicidade, dedicação e muita certeza na transformação. Os discursos das educadoras são sempre positivos, de forma que os desafios são vistos por um olhar sintagmático. As crianças são assistidas com prioridade e muito carinho.
No ambiente, muito emboraexista agitação, justificável às idades das crianças, impera grande tranquilidade, proveniente da sensação de conforto e segurança oferecida; as crianças demonstram sentir-se aconchegadas.
Fato interessante é a naturalidade com que lidam com os deveres. A inexistência de obrigatoriedade em se obter nota nas atividades não provoca desinteresse nem descomprometimento, oferece, por sua vez, chancede se desenvolver gosto pelo conhecimento, satisfação pela descoberta.
Há um desafio que pode ser transformado. As crianças precisam cumprir com a lição de casa da escola e contam com o auxílio da educadora para tal tarefa. Trata-se de crianças de séries diferentes e escolas variadas; portanto, os conteúdos são diversos. Diversificados, também, são as habilidades e o tempo de conclusão daslições. Há aqueles que concluem determinada atividade com maior destreza e rapidez do que outros, o que resulta em algumas crianças em ócio. A elas, então, são oferecidas as atividades do Centro da Juventude, fato que impede sintonizar a atenção das crianças a um mesmo objetivo.
As educadoras não têm incumbência de cumprir com conteúdo curricular, mas lidam com lacunas de compreensãoadvindas da sala de aula. Lidam, também, com expectativa das professoras das escolas de que estas dúvidas sejam sanadas. O propósito do Centro da Juventude está distante de oferecer aulas de reforço. A grande riqueza do local é ter a oportunidade de ensinar a aprender, de identificar a forma com que as crianças se relacionam com as informações para transformá-las em conhecimento. O conteúdo da...
tracking img