Como amontar relatorio de quimica

972 palavras 4 páginas
ESQUEMA DE UM RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

A elaboração deste esquema foi realizada com base na bibliografia que se segue. Exemplos mais detalhados deverão ser consultados na referência 1.

1) Simões, J.A.M. et al, “Guia do Laboratório de Química e Bioquímica”, Lidel, 2000. 2) http://www.enm.bris.ac.uk/teaching/AeroRep_note.pdf

1. TÍTULO 2. AUTORES, ANO LECTIVO, DATA, DEPARTAMENTO, CURSO, DISCIPLINA 3. RESUMO Com o máximo de concisão, tem que se incluir o que se fez, como se fez, e que conclusões e/ ou valores principais foram obtidos. Nunca se utilizam tabelas ou gráficos.

Exemplo: Fez-se reagir com aquecimento a refluxo, os compostos A e B, tendo-se obtido o produto C que após “work- up” se purificou por recristalização. O produto C foi posteriormente convertido no produto D, por reacção com o composto E, e purificado por destilação simples. O produto final foi caracterizado por p.f. e espectroscopia de IV.

4. INTRODUÇÃO A introdução teórica deverá situar o trabalho dentro de um dos vários campos da Química Orgânica. Não é um amontoado de 1

expressões e de teorias mas apenas uma iniciação ao problema estudado onde os autores justificam o facto de terem realizado as experiências. No caso da experiência envolver uma síntese de um determinado composto, dever-se-á explicar o interesse na obtenção deste composto e incluir a equação química acertada e a descrição dos mecanismos que estão na sua base, bem como referir os possíveis métodos alternativos disponíveis na literatura. Deve ser breve (1-2 páginas dactilografadas ou 4 manuscritas) fazendo uso a referências bibliográficas. 5. PARTE EXPERIMENTAL Contém a indicação e a descrição 1. Dos aparelhos e/ou da montagem utilizada Dos reagente utilizados (reagentes de partida e 2. solventes).. 3. Do método experimental seguido A descrição dos aparelhos deve apenas conter a marca e o modelo.

Exemplo: espectofotómetro de IV Hitachi 270-50
Nunca se inclui material trivial de laboratório, como balões,

Relacionados

  • a partilha da vida - Brandão
    108538 palavras | 435 páginas