Como administrar os recursos da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAR OS RECURSOS DA ESCOLA

Investir nos recursos compromete a responsabilidade individual e coletiva dos professores.
Prática orçamentária segundo a qual cada despesa faz parte de umalinha específica, e deve para ser conveniente ter o aval prévio do escalão hierárquico superior.

FUNDOS ESCOLARES
Atualmente, aceita-se com facilidade a idéia de um fundo escolar destinado afinanciar certas despesas não-padronizadas:
Documentação
Fotocópias
Festas
Excursões
Equipamentos informáticos ou de vídeos.


QUAL A AUTONOMIA DA ESCOLA?
Em uma análise maisprofunda, a autonomia ocorre mais sobre a margem: A dotação básica é decidida no centro, o que deixa às instituições, freqüentemente com o auxilio das coletividades locais, a liberdade de fazerampliações ou melhorias( mais computador, ou uma biblioteca mais aparelhada) . Estamos muito longe de uma verdadeira autonomia orçamentária, que constituiria em DISPOR livremente de um pacote orçamentário coma condição de alcançar os objetivos.

PORQUE OS OBJETIVOS NÃO SÃO ALCANÇADOS
A inércia ( falta de ação) deve-se, às vezes , à delicada divisão dos poderes e dos encargos entre Estado, asregiões e as municipalidades, com desafios fiscais e políticos que ultrapassam a escola.
A padronização dos equipamentos, dos mobiliários, do material de escritório, dos recursos de ensino,instaurada por razões financeiras e ao mesmo tempo ideológica esvazia a autonomia financeira de uma parte de sua substância.
Quando um escola não pode escolher sua disposição interna, sua decoração, seumobiliário, seus equipamentos tecnológicos, os meios de trabalho oferecido aos alunos ( caneta, cadernos, livros etc.) de que lhe adianta administrar um orçamento?

NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLARAinda se vive freqüentemente na desconfiança.
Para administrar é necessário sem dúvidas ter o pés no chão, mas uma visão realista dos custos e das restrições não dita, prioridade e estratégias....
tracking img