Como administrar conflitos na negociação

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
COMO ADMINISTRAR OS CONFLITOS A NEGOCIAÇÕES.
1º-ESTUDOS MOSTRAM QUE EXISTEM QUATROS FORMAS DISTINTOS DE RESOLVER CONFLITO. CITE-OS, EXPLIQUE E EXMPLIFIQUE-OS.
Acomodação->manipulação do conflito, é manter as relações harmoniosas, colocando as necessidades e interesses dos outros acima das suas. Por exemplo, você poderia render-se a oposição de uma pessoa sobre uma questão. Essa opção é maisviável, quando a questão em disputa não for tão importante para você ou quando você deseja obter credito para questões futuras. O significado da acomodação pode ser o de um instrumento para manipula o conflito. Porém, quando os problemas simplesmente são encobertos, eles usualmente não se resolvem por si mesmos; na verdade, eles sempre se agravam quando não se toma nenhuma atitude. Segundo algunspesquisadores, as organizações menos eficientes eram marcadas pela tendência de esconder o conflito.
Dominação-> Já a dominação pode ser considerada como o exercício do poder levado ao extremo. Em algumas sociedades, a aceitação do poder é algo mais aberto, não existindo grandes restrições a que se utilize o mesmo de maneira muito intensa e, às vezes, até radical. Porém, em outras culturas, opoder levado ao extremo pode causar grandes insatisfações, atritos e restrições por parte dos oprimidos no processo.
Compromisso-> O compromisso, por sua vez, significa que cada parte desista um pouco daquilo que procurava; assim, cada um cede um pouco, a fim de resolver o conflito. O compromisso pode resultar em soluções que satisfaçam, pelo menos em parte, ao interesse original por trás doconflito, de maneira que permita, ao menos, tratar de outros assuntos.
Muitos autores contemporâneos não respeitam e mesmo não aceitam o compromisso como técnica de resolução de conflitos e de negociação, por não satisfazer totalmente a ambas as partes envolvidas. Na verdade, o compromisso tende a não ser muito utilizado, pois falha ao servir apenas parcialmente a cada uma das partes.
Soluçãointegrativa-> Já a solução integrativa de problemas é mais favorável, pois oferece a esperança de satisfazer completamente a ambas as partes. O método integrativo de solução de conflitos, na verdade, tem suas origens nas idéias de Mary Follett, expressas já na década de 20 e que tornaram a solução integrativa preferida para solucionar situações de conflito.
Esse método não envolve barganha de posições, emque um cede para conseguir algo do outro, nem possui tentativas de imposição de algo de uma pessoa sobre a outra, nem comprometimentos indesejados, mas que não possam ser evitados. Ao invés disso, a solução integrativa de problemas busca encontrar a solução que serve completamente aos interesses de cada uma das partes envolvidas, embora isso nem sempre seja possível na prática.
2º-ALGUNS AUTORESAFIRMA NÃO CONSIDERAR O COMPROMISSO COMO TÉCNICA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO NO PROCESSO NEGOCIAL. INDICAM A SOLUÇÃO INTERATIVA COMENTE SOBRE ELA E SOBRE SEUS ESTÁGIOS:
1. Identificar as considerações básicas ou subjacentes a ambas as partes envolvidas;
2. Procurar alternativas e identificar suas conseqüências para ambas as partes;
3. Identificar a alternativa mais favorável.
3º OS CONFLITOSPODEM CLASSIFICAR-SE COMO TERMINAIS, PARADOXAIS E LITIGIOSOS DE ACORDO COM O SEU TIPO DE INTENSIDADE, EXPLIQUE-OS.
Os conflitos terminais envolvem um ponto de alta importância que geram ações de ganha-perda de uma ou ambas as partes. As ações se tornam obscuras e deturpadas; o objetivo de ganha absorve e domina todos os envolvidos, aumentando cada vez mais as divergências e diferenças entres osindivíduos envolvidos no processo. Segue alguns possíveis resultados de uma batalha de ganha-perda;
-Criados e fomentados a hostilidade, o antagonismo e a desconfiança;
-Acrescidos sentimentos e atitudes de descrédito e competição;
-Torna-se bloqueado qualquer tipo de ação ou atitude com boas intenções.
Os conflitos paradoxais é um método chamado “por de lado” é um método poderoso para levar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como administrar conflitos
  • Como Administrar Conflitos texto
  • Negociação e conflito
  • conflito e negociaçao
  • Conflitos e negociação
  • Como administrar conflitos de forma produtiva
  • Conflito e negociacao
  • conflito e negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!