Como acontece a sindrome de atp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como acontece a síntese de ATP?
Como foi visto antes, a mitocôndria tem como uma das suas funções transformar a energia química armazenada nas ligações químicas do tipo carbono-carbono das moléculas orgânicas em um tipo de energia química que possa ser acessível a toda célula e nesse caso é a ligação fosfato-fosfato que existe no ATP. Mas para fazer isso, ela primeiro extrai energia da ligaçãoquímica e armazena na forma de elétrons numa molécula energética que é o NADH. De uma maneira geral, os compostos orgânicos oxidados parcialmente, tanto no citoplasma quanto na mitocôndria, são transformados numa molécula de Acetil-CoA, que entra no Ciclo de Krebs é oxidado e a energia armazenada nas ligações químicas do acetato ligado Acetil-CoA vai ser armazenada sob a forma de uma molécula compoder redutor que é o NADH. São produzidas poucas moléculas de ATP e energia armazenada sob a forma de NADH, que vai fornecer indiretamente a energia necessária para a síntese de ATP. De que forma? Essa energia do NADH vai ser utilizada por um complexo de citocromos na MEMBRANA MITOCONDRIAL INTERNA e por dois outros transportadores (ubiquinona, presente dentro da membrana, e citocromo c, proteínasolúvel dentro do espaço intermembranar) que levam o elétron de um citocromo para o outro.
Inicialmente o que esse NADH faz é doar os elétron dele para o primeiro complexo citocromo que é o NAD.H redutase, que utiliza a energia desse elétron para transportar prótons do interior da matriz para o espaço intermembranar, o elétron é doado a ubiquinona que transfere para o complexo 2, chamado decitocromo c redutase e a energia adquirida desse elétron será utilizada da mesma forma, depois o elétron é transferido para o citocromo c que transfere para o complexo 3 que vai utilizar para transportar mais prótons de dentro da matriz para o espaço. E aí vai ser transferido para um aceptor final que é o oxigênio, formando água. (quatro prótons mais uma molécula de oxigênio = 2 água).
A célula não temum jeito eficiente de transformar a energia do NADH em ATP então, ela cria um gradiente de prótons que tem dois componentes: elétrico e químico (eletrotônico) através da MEMBRANA MITOCONDRIAL INTERNA.
Cria-se uma diferença de concentração muito grande de prótons entre o espaço e a matriz, a energia armazenada nesse gradiente vai ser utilizada para síntese de ATP através de uma proteína especialpresente nessa membrana interna que é a próton ATPase. O que ela faz? Composta por duas porções, a primeira porção é transmembranar chamada de FO (zero) e a segunda globular de F1. FO compõe um canal de prótons e F1 é uma região catalítica que promove a conversão de ADP em ATP. A passagem de prótons pelo canal de próton ATPase é que fornece energia para a formação e liberação de ATP dentro damatriz. E grande parte dessa energia deve ser enviada para o citoplasma, através do antiporte do ATP-ADP para continuar o ciclo de síntese.
Aproximadamente 85% da energia é armazenada na ligação entre os fosfatos ? e ? do ATP e os outros 15% são dissipados sob a forma de calor. Então, a própria mitocôndria, em estado fisiológico normal, é capaz de gerar calor e controlar a temperatura do corpo.Existem também mitocôndrias que tem a finalidade de gerar calor que se localizam no tecido adiposo marrom, mas para isso precisa ter uma proteína especial na MEMBRANA MITOCONDRIAL INTERNA chamada de termogenina que é um canal de prótons que permite a dissipação do gradiente de prótons gerado pela cadeia transportadora de elétrons sem que essa energia armazenada seja utilizada para realizar algum tipode trabalho. Como não é acoplada a nenhuma reação química, a energia é perdida sob a forma de calor. E como o tecido marrom é altamente vascularizado, o calor produzido naquela região é captado pelo fluxo sanguíneo que passa por aquele tecido e transferido para o resto do organismo, ajudando em muitos animais terminais e recém natos a manter a temperatura corporal constante.
Respiração celular...
tracking img