Como abrir uma franquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como abrir uma franquia

Quer abrir um negócio diferente e com a receita pronta para o sucesso e apoio logístico? Uma franquia pode ser o caminho certo.

 E saiba que há vários caminhos para conseguir montar uma empresa e alcançar o sucesso. 
Dentre os mais diversos ramos de atividades empresariais que podem transformar a vida de um empreendedor, um deles vem crescendo cada vez mais aqui noBrasil: as franquias. 
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias do Brasil encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4%, em relação a 2009. O estudo foi realizado com mais de 1.800 marcas de franquias atuantes no País. O setor (denominado também como franchising) é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos gerados no Brasil. 

A abertura Para quem tem interesse em abrir uma franquia, o primeiro passo é entrar em contato com a administração do franchising desejado. A empresa dará a você o direcionamento necessário para adquirir uma filial na sua cidade. 
Após analisar sua proposta e observar se o negócio é viável (condições de mercado) em sua cidade; consultores vão estudar o local de funcionamento; se há alguma outra empresafornecendo um produto ou serviço semelhante, informá-lo quanto ao investimento necessário etc. 
É importante saber, também, que a franquia não é uma empresa sua, logo, a matriz pode exigir que você abra uma empresa, como sociedade anônima, por exemplo, para que se possa dar andamento ao processo de aquisição da marca. 
Formalizadas as questões contratuais da franquia, você seguirá o processo deabertura da sua empresa em sua cidade: obter CNPJ, alvarás do Corpo de Bombeiro e Prefeitura, abertura do negócio na Jucap, Receita Estadual (Sefaz), entre outros.
Vantagens para o franqueado
* Produtos e serviços já criados.
* O trabalho de pesquisa e desenvolvimento para se criar os produtos oferecidos pela empresa já foi realizado pelo franqueador.
* Amarca geralmente já é conhecida, portanto, já foi feito um grande investimento prévio (por parte do franqueador) em marketing e publicidade.
* Por ser amplamente conhecida pelo público em geral, gera mais clientes e retorno mais rápido.
* Facilidade para se começar o negócio;
* As tecnologias (produção, comercialização, marketing, etc.) a serem utilizadas para o bom andamento donegócio já foram desenvolvidas pelo franqueador e são cedidas para o franqueado, o que torna bem mais rápido o início das suas atividades;
* Apoio e Treinamento de funcionários e gestores;
* Ao adquirir os direitos de uso de uma marca para abrir uma franquia, você adquire também todo o conhecimento e apoio do franqueado.
* Desenvolvimento contínuo: os franqueadores querem que suas empresascresçam e que suas marcas sejam cada vez mais visíveis por aí.
* Investem tempo e dinheiro para melhorar cada vez mais os seus produtos, lojas e serviços, de forma a sempre se renovar e atrair novos clientes. Muitas vezes, inclusive, com a ajuda dos franqueados.
Desvantagens para o franqueado
* Dinheiro. Para se abrir uma franquia é necessário comprar osdireitos de uso da marca, na maioria das vezes. E isso tem um custo, muitas vezes considerado alto pelos investidores.
* Um dos grandes problemas de ser franqueado é que você fica sujeito às escolhas feitas pelo franqueador, pois elas podem tanto ser boas escolhas quanto más escolhas. É bom pesquisa antes de escolher a marca.
* Menos liberdade: em geral, uma boa marca de franquias precisade um mínimo de padronização. O sucesso da rede depende das semelhanças entre as unidades que a compõem, e isso significa que um franqueado está sujeito a mais limitações do que estaria como dono de um negócio independente.
* Você não é dono da marca: ao abrir uma franquia, você está ajudando o franqueador a expandir a marca dele ao invés de criar a sua própria marca. Ou seja, você é o dono...
tracking img