Como abrir - montar uma loja de revelação - impressão de fotos digitais

Como Abrir - Montar uma Loja de Revelação - Impressão de Fotos Digitais
Revelação rápida de fotografias
Apresentação do Negócio
As fotografias fazem parte da vida de todas as pessoas. Elas retratam situações, relembram momentos, transmitem e criam arte. Além disso, as fotografias atingem e interessam todas as camadas da população desde crianças até idosos, mulheres e homens.
De acordo comMuniz em documento publicado pela ABIMFI- Associação Brasileira da Indústria de Material Fotográfico e Imagem (disponível em http://www.abimfi.org.br/site/area_atuacao/uso_da_tecnologia_digital_na_impressao_fotografica.pdf e acessado em 22 de maio de 2011), a fotografia abrange os aspectos mais profundos da física e hoje se pode dizer que este ramo de atividade envolve todos os campos detecnologia. Aos poucos o mercado fotográfico vem absorvendo gradativamente a tecnologia digital.
Antes a única forma de registrar uma imagem de forma barata, era tendo uma câmera e filme, e quanto mais recursos esta câmera possuía, melhor era a qualidade das imagens registradas no filme em seu interior. O negativo por sua vez para ser passado para o papel fotográfico precisava ser passado por umequipamento de impressão conhecido como impressora analógica.
Este equipamento era composto de uma fonte de luz (uma lâmpada halógena equilibrada) que emitia sua luz através do filme e esta projeção por sua vez era ampliada por uma lente e registrada no papel fotográfico de maneira análoga.
O papel após processado em um banho de químicos revelava finalmente a imagem normal que conhecemos comofotografia colorida. Este processo atendeu bem a demanda de imagens particulares por décadas, mas até aparecerem as primeiras câmeras digitais.
O mesmo documento nos lembra que os equipamentos de impressão ótica possuíam um computador muito limitado somente para as suas operações de controle mecânico, mas o grande problema era a forma como realizavam a impressão, pois não possibilitavam a passagem daimagem codificada em bits para o papel.
Fez-se então necessário o desenvolvimento de novas formas de impressão que pudessem registrar as imagens digitais, dando origem assim a uma série de tecnologias de impressão. Todas muito diferentes entre si, mas com um ponto em comum: Reconstruir a imagem ponto a ponto, ou seja, bit a bit no papel fotográfico convencional, papel este que antes era usado nafotografia convencional.
O papel fotográfico possuía qualidade excepcional e custo muito baixo, e não há, até hoje, substitutos na verdadeira altura no que diz respeito à qualidade e preço. Dentre as tecnologias que surgiram podemos citar o MLVA (Micro Light Valve Array), o DMD (Digital Mirror Device) e o VFP (Vacuum Fluorescent Printer) todas baseadas em lâmpadas fluorescentes e halógenas, mascom vida útil reduzida e que exigiam dispositivos complexos de apoio para controle de intensidade e teor de cor.
E finalmente após anos de desenvolvimento surgiu o laser como forma de imprimir diretamente no papel fotográfico, mas funcionando de uma maneira muito diferente de uma impressora laser de mesa. As impressoras de mesa usam o laser para ionizar o papel e assim o tôner de cor que pode serum pó ou líquido, adere a estas áreas polarizadas como em uma máquina de xérox.
Já nas impressoras fotográficas laser a própria luz laser é quem literalmente desenha a imagem digital no papel fotográfico, aproveitando a característica destes papeis responderem com uma determinada cor dependendo da cor da luz incidente. Por esta razão são necessários três canhões de laser de cores distintas paraabranger todo o espectro de cores existentes no mundo real.
Para abranger todas as cores são necessários canhões lasers nas cores vermelho, verde e azul representados comumente pela sigla inglesa RGB (Red, Green, Blue).
O grande problema em utilizar o laser como formador de imagem no papel fotográfico foi o fato de há uma década mais ou menos só existirem comercialmente lasers de estado...
tracking img