Comidas tipicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comidas típicas

O Norte é a maior região do Brasil, representando 42,27% do território brasileiro. Pela grande quantidade de rios que cortam a floresta amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, suas comidas típicas são a base de peixes e algumas plantas como o jambu que é um tipo de agrião do Pará.

A culinária também tem grande predominância da tradição indígena misturadas comcomidas que foram trazidas por imigrantes de outras localidades. Como no Acre que suas comidas típicas são a mistura de sabores da cozinha Nordestina, Paraense, Síria e Libanesa. Além do delicioso café da manhã recheado de sobremesas à base de frutos regionais, os licores amazônicos são irresistíveis.

Em Rondônia seu principal prato é o pirarucu a casaca, que a receita você encontra nessa postagemdividida em 4 partes.

Tocantins, um dos Estados mais novos do Brasil, criado pela Constituição de 1988, tem uma grande variedade de pratos típicos que agradam todos que passam pela região. Há uma forte influência das culturas indígena, paulista, portuguesa e mineira, com muitas receitas a base de peixe como peixe no leite, peixada, peixe na folha de bananeira e carne do sol. 

No Estadodo Amazonas que é lembrado por sua grande beleza por possuir muitas florestas, natureza, animais selvagens e muitos rios, tem suas comidas típicas influenciadas pela cultura indígena e que faz muito sucesso. Um prato tradicional e típico é o tacacá, mas também tem outros, como pato no tucupi, peixe moqueado, calderada de tambaqui e o matrinxã na brasa. Além das frutas nativas da região que são muitousadas em vitaminas como açaí, graviola, cupuaçu e pupunha.

Em Roraima também há muitos pratos típicos como paçoca com banana, caldeirada de peixe, galinha caipira, mugica de peixe, picadinho de carne de sol na nata do leite com legumes, torta de carne de sol, damurida, carne de sol regional, torta de peixe bodó feito geralmente de cascudo, diversos doces como, bolo de macaxeira, de cupuaçu, farinhade tapioca, bolo de tapioca, tapioca de coco, pé-de-moleque e castanha. E ainda as bebidas como suco de buriti, vinho de buriti, suco de açaí, pajuarú, caxiri, aluá, bacaba e suco de cupuaçu.
As comidas típicas do Estado do Pará se misturam com os Estados vizinhos, trazendo pratos típicos como pato no tucupi, que é feito com caldo amarelo tirado da mandioca e cozido por uma semana e depoisassado o pato, ele é ainda cozido dentro do caldo de tucupi e servido com arroz branco, farinha de mandioca e jambu, outros pratos típicos são a maniçoba do tupi maní, caruru, tacacá, vatapá, chibé, além dos peixes e mariscos como: pirarucu, tambaqui, tamuatá, tucunaré, dourada, pescada, sarda, piramutaba, traíra, pacu e piranha. 
A comida típica do Amapá é o tacacá, base de caldo de tucupi, carne comgoma de tapioca, jambu, camarão, sal, alho e pimenta. 

Cultura do norte do Brasil
A Região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua população é bem miscigenada (indígenas, imigrantes, cearenses, gaúchos, paranaenses, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos), fator que contribui para a diversidade cultural da Região. Aquantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tão alegre e receptivo.

São várias as manifestações culturais realizadas pelas diferentes tribos indígenas distribuídas pela Região Norte. O índio, por vaidade ou questões religiosas, se enfeita através de pinturas e acessórios durante suas celebrações.Celebração indígena
As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões...
tracking img