Comida de santo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMIDA DE SANTO

IMPORTANTE: QUANDO FOR PREPARAR UMA "COMIDA DE SANTO", DEVERÁ FAZÊ-LO VESTIDA(O) DE BRANCO OU ROUPA CLARA, E DEIXAR SEMPRE UMA VELA BRANCA ACESA , EM QUALQUER LOCAL ACIMA DA CABEÇA DE QUEM ESTIVER FAZENDO A COMIDA. ESTAS OFERENDAS DEVERÃO SER ENTREGUES NOS LOCAIS DE DOMÍNIO DE CADA ORIXÁ.

OFERENDAS

Padê para Exú

Ingredientes:
- 01 pcte. de farinha de milho amarela
-01 vidro de azeite de dendê
- 01 cebola grande
- 01 bife
- 03 charutos
- 01 caixas de fósforo
- 01 garrafa de aguardente
- 07 pimentas vermelhas
Modo de preparo: Em um alguidar coloque a farinha de milho e um pouco de dendê, com as mãos faça uma farofa bem fofa sempre mentalizando seu pedido. Corte a cebola em rodelas e refogue ligeiramente no dendê, faça o mesmo com o bife. Cubra o padêcom as rodelas de cebola e no centro coloque o bife, enfeite com as sete pimentas. Ofereça a Exú o padê não esquecendo dos charutos e da aguardente.
E faser o pedido num papel branco.

Feijão para Ogum

Ingredientes:
- 500g. de feijão
- 01 cebola
- 01 pedaço de toucinho
Modo de preparo: Cozinhe o feijão na água e sal com cuidado para não desmanchar os grãos. Escorra, e numa frigideiracoloque o toucinho, com as rodelas da cebola. Quando a cebola estiver tostando, joga-se a farinha para torrar e por último o feijão.
E fazer o pedido num papel branco.

Amalá para Xangô

Ingredientes:
- 500gr. de quiabo
- 01 rabada cortada em doze pedaços
- 01 cebola
- 01 vidro de azeite de dendê
- 250g. de fubá branco
Modo de preparo: Cozinhe a rabada com cebola e dendê. Em uma panelaseparada faça um refogado de cebola dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem tirinhas,
junte a rabada cozida .Com o fubá, faça uma polenta e com ela forre uma gamela, coloque o refogado e enfeite com os 12 quiabos enfiando-os no amalá de cabeça para baixo.
Efazer o pedido num papel branco.

Frutas para Oxossi

Modo de preparo: Em um alguidar ou cesta coloque 7 tipos defrutas bem bonitas (exceto abacaxi, mimosa, limão) enfeite com folhas de goiaba e côco cortado em tirinhas.
Fazer o pedido num papel branco.

Peixe de Yemanjá

Ingredientes:
- 1 peixe de escamas inteiro e limpo
- cheiro verde
- coentro
- tomate
- 01 cebola
Modo de Preparo: Cozinhe o peixe sem sale sem deixá-lo desmanchar, retire do fogo, coloque no recipiente no qual será entregue e coloqueos temperos por cima.
Fzer o pedido num papel brenco.

Abacate para Ossaim

Ingredientes:
- 01 abacate
- 500g. de amendoim
- 250g. de açúcar
- fumo em corda
- 7 folhas de louro
Modo de preparo: Corte o abacate no meio e tire a semente, coloque as duas parte numa travessa com a polpa virada para cima. Numa panela misture o amendoim e o açúcar e mexa até derreter o açúcar, derrame essamistura sobre o abacate. Enfeite com pedaços de fumo em corda e as 7 folhas de louro.

Manjar de Yemanjá

Ingredientes:
- 4 colheres de amido de milho
- 1/2 litro de leite
Modo de preparo: Leve ao fogo brando, mexendo até engrossar o mingau, coloque numa forma, leve a geladeira para endurecer. Desenforme diretamente no recipiente onde será entregue.

Omolokum para Oxum

Ingredientes:
-500g. de feijão fradinho
- 01 cebola
- 03 ovos
- azeite de dendê
- 250g de camarões
Modo de preparo: Cozinhe o feijão fradinho, quando estiver molinho tire do fogo e tempere uma porção desse feijão, colocando numa panela a parte ou mesmo numa frigideira o tempero composto pelo azeite de dendê, os camarões limpos e sem casca e a cebola ralados. Deixa refogar por algum tempo. Depois retorne comesta porção temperada para a panela original, junte com o restante e coloque no fogo para passar por nova fervura, adiciona-se um pouco mais de azeite de dendê e deixa secar ocaldo, com cuidado para não deixar queimar. Coloca-se no algyidar e por cima colocamos as rodelas de ovo cozido. Deverá ser servido frio para a orixá.

Acarajés para Oyá/Iansã

Ingredientes:
- 500g. de feijão fradinho...
tracking img